Estudo Experimental da Transferência de Calor em Aletas com Emprego de Equipamento de Baixo Custo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSauer, Marco César-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcia, Renato Letizia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-11T19:18:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-11T19:18:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherPPGSTEM-Experimento-Transferência-de-Calor.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644727-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho desenvolvido consistiu na elaboração de um experimento didático e de um produto educacional destinado ao ensino da transferência de calor em aletas. O experimento didático foi concebido a partir da ideia de que os ensaios fossem de fácil execução e com emprego de equipamento de baixo custo. Esses pressupostos tendem a viabilizar a adoção do experimento em diversas instituições de ensino, pois o emprego de equipamentos cujo custo requer um processo de aquisição institucional envolve custos financeiros e trâmites burocráticos que dificultam sobremaneira a oferta da aula experimental planejada. Além disso, há a necessidade de que os ensaios a serem realizados forneçam resultados quantitativos cujos desvios em relação ao modelo proposto sejam compatíveis com a incerteza inerente a um sistema físico real, bem como aos materiais, equipamentos e instrumentos cotidianamente utilizados na prática de engenharia. Neste ponto, cabe ressaltar que resultados experimentais quantitativos condizentes com as previsões teóricas obtidas com o emprego das fórmulas e equações apresentadas em aulas teórico-expositivas podem contribuir para uma maior participação dos alunos e estimulá-los no aprendizado dos conceitos teóricos e na vinculação destes conceitos com a prática. De modo geral, o experimento didático foi desenvolvido através da seleção dos materiais, montagem do equipamento e realização dos ensaios. A partir dos resultados obtidos na comparação dos dados experimentais com os valores teóricos fornecidos pelo modelo matemático proposto foram promovidos ajustes no equipamento e nas condições operacionais dos ensaios. Após a conclusão desta primeira etapa, buscou-se elaborar uma proposta de ensino da transferência de calor em superfícies estendidas (aletas), baseada no experimento didático concebido. Dessa forma, a intenção deste trabalho foi desenvolver um produto educacional com atividades voltadas para o estudo teórico e prático da transferência de calor em aletas, tendo como ponto de partida uma aula experimental com emprego de equipamento didático de baixo custo. O produto educacional é composto por um questionário prévio sobre conceitos de transferência de calor, uma videoaula, um uma aula experimental, um questionário final sobre conceitos de transferência de calor em aletas e um questionário de avaliação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent887 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectExperimento didático de baixo custopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttransferência de calorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaletaspt_BR
Título: dc.titleEstudo Experimental da Transferência de Calor em Aletas com Emprego de Equipamento de Baixo Custopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacionalpt_BR
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