O ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das crianças

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMayer, Elaine Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:45:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:45:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa- no caminho da princesa das crianças- Elaine Aparecida Mayerpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644688-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação dedica-se ao estudo do ensino e da aprendizagem da história local nos anos iniciais no município de Ponta Grossa, no Paraná. Por meio da abordagem de um diagnóstico sobre o tema, com base em questionários respondidos pelas professoras dos anos iniciais do município, buscamos traçar a trajetória e a importância de um material paradidático sobre a história local, “A princesa das crianças”, sua participação entre os materiais mencionados na atualidade pelas professoras e a projeção das características de novos materiais e processos didáticos que podem ser considerados na atualidade para o aperfeiçoamento do ensino da história local no município. Os objetivos da pesquisa concentram-se em levantar dados que retratem um pouco da realidade do ensino de História Local na atualidade do município de Ponta Grossa e suas possíveis carências e potencialidades, na visão das professoras, para contribuir na criação de novos materiais didáticos para este fim. Neste contexto, em meio aos conteúdos sugeridos para a disciplina de História nos anos iniciais, encontram-se aqueles que tratam especificamente da História Local e é sobre este recorte que a presente pesquisa se debruça e traz questionamentos sobre a forma como tal temática vem sendo trabalhada neste segmento. A não existência de materiais didáticos adequados à esta faixa etária, sobre a História Local de Ponta Grossa, potencializa a busca por possíveis contribuições ao trabalho dos professores dos anos iniciais, que serão pautadas nos resultados obtidos pelos questionários. Os dados levantados foram categorizados nas seguintes temáticas: formação inicial e continuada, uso de fontes e materiais didáticos e conhecimento e análise de currículo de História. Tal categorização possibilitou a criação de um cenário dentro do ensino de História nos anos iniciais, com qual foi possível dialogar e promover reflexões sobre a prática dos professores deste segmento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.06 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Título: dc.titleO ensino de história local nos anos iniciais do município de Ponta Grossa: no caminho da princesa das criançaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos