Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDimbarre, George Ramon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.otherJogos eletrônicos e conceitos históricos- uma investigação a partir do Minecraft - George Ramon Dimbarrept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644687-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMinecraftpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgamificaçãopt_BR
Título: dc.titleJogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraftpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos