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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dimbarre, George Ramon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T19:28:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T19:28:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos eletrônicos e conceitos históricos- uma investigação a partir do Minecraft - George Ramon Dimbarre | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644687 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é investigar a utilização do jogo Minecraft Education Edition para desenvolver conceitos históricos com alunos de Ensino Médio e Ensino Fundamental do Colégio Sesi Internacional de Ponta Grossa. O recorte histórico trabalhado em aula trata se da experiência anarquista ocorrida na Colônia Cecília (1890 e 1894) em Palmeira, município próximo à Ponta Grossa, propondo debates que envolv em História sociedade, espaço geográfico, identidade e patrimônio histórico, baseados no conceito de ludicidade de Huizinga. A aplicação do projeto gera dados e uma experiência empírica diferenciada, sendo analisados em forma de pesquisa ação e interpreta dos em seu contexto. Os registros sobre as experiências na s aulas proporcionam uma reflexão sobre as ações dos alunos dentro do jogo, se relacionando, gerando conflitos e parcerias que podem ser observadas por diversas perspectivas. Os resultados da pesqui sa, juntamente com a experiência realizada, proporcionaram a criação de um material didático voltado aos docentes, com o objetivo de auxiliar na criação de aulas História utilizando o Minecraft. Este material está organizado exibindo desde os primeiros pas sos para adquirir o jogo para a sala de aula, explicações sobre os menus e funcionalidades, possibilidades de configurações e a forma de iniciar uma experiência conectado aos alunos. Logo após, estão inseridas propostas de atividades para o Ensino de Histó ria, contendo a preparação da aula para obter a experiência mais próxima da proposta, a prática com os comandos e observações que a atividade demanda e um possíveis formas de avaliar o processo e a conclusão da atividade. A pesquisa serve de inspiração à p rofissionais que buscam metodologias alternativas de ensino, podendo ser adaptada à diferentes recortes e propostas metodológicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Minecraft | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | gamificação | pt_BR |
Título: dc.title | Jogos eletrônicos e conceitos históricos: uma investigação a partir do Minecraft | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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