Mulheres distintas: o ensino de história e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954 - 1957)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBombardelli, Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T19:39:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T19:39:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-10-
identificador: dc.identifier.otherMulheres distintas: o ensino de história e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954 - 1957)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644664-
Resumo: dc.description.abstractEssa pesquisa analisou a representação das mulheres no Jornal da Manhã, especificamente nos anos de circulação da Coluna “Da Mulher para a Mulher”, que resultou também em propostas pedagógicas para a utilização dessas fontes históricas no ensino de História, na Educação Básica. Entre os objetivos estão identificar as representações das mulheres na Coluna e promover a equidade de gênero através de debates que desconstruam as representações sociais de gênero responsáveis pela produção de estereótipos no decorrer do tempo. As fontes utilizadas foram a coluna “Da Mulher para a Mulher” e matérias que representassem as mulheres no Jornal da Manhã de Ponta Grossa. O recorte temporal correspondeu aos anos de 1954 a 1957, período de circulação da coluna feminina. A coluna apresentava temas diversos direcionados à construção e manutenção dos papeis sociais estabelecidos às mulheres da elite pontagrossense. A partir desse material foi possível desenvolver um debate sobre as representações femininas impressas no Jornal da Manhã, dentro e fora da coluna. Através da análise temática dos assuntos abordados se buscou compreender o empenho da imprensa como construtora e mantenedora de papeis sociais distintos e cujas representações perpetuaram ao longo do tempo. A metodologia de análise utilizada foi a teoria das Representações Sociais, por meio dos processos de ancoragem e objetivação de Serge Moscovici (2012), com as ferramentas de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) para a categorização da coluna e seus temas. A didatização das análises foi proposta pela construção de um material didático para ser utilizado em sala de aula, propondo uma alternativa que auxilie os profissionais da Educação na construção de uma educação democrática, inclusiva e livre de preconceitos de gênero.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.41 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPapeis Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjornalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectjornal da manhãpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrepresentações sociaispt_BR
Título: dc.titleMulheres distintas: o ensino de história e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954 - 1957)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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