Metodologias de Aprendizagem Significativas - Narrativas Docentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcanti, Vera Cleia Alves da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMaia, Sonia Cristina Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-10T17:25:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-10T17:25:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-24-
identificador: dc.identifier.otherMetodologias de aprendizagem significativas - narrativas docentespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644662-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa Aprendizagens Significativas em Revista: relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas no IFPB – Campus Catolé do Rocha, cujo objeto de estudo é as metodologias de aprendizagens significativas, vem contribuir para a formação docente, assim como para a efetivação de um processo de ensino e de aprendizagem eficaz e eficiente, enfim, significativo. Esse trabalho traz como objetivo geral produzir uma revista (digital) sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do IFPB/Campus Catolé do Rocha, que promovem aprendizagens significativas. Destarte, para atingir essa finalidade foram elencados alguns objetivos específicos: identificar as abordagens pedagógicas e as metodologias de aprendizagens significativas que permeiam as práticas dos professores; explicar como as metodologias de aprendizagens significativas contribuem para a formação omnilateral dos discentes e copilar diferentes experiências docentes que utilizam de metodologias de aprendizagens significativas como prerrogativa pedagógica. Trata-se de uma pesquisa com finalidade aplicada, de abordagem qualitativa, exploratória, de caráter bibliográfico, descritivo e de campo. Baseia-se na metodologia de pesquisa participativa, envolvendo alunos e docentes do IFPB, Campus Catolé do Rocha. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a entrevista e questionários. O questionário foi aplicado através do Google Forms de forma individual. A pesquisa contou com a participação de seis professores do IFPB Campus Catolé do Rocha e com 57 discentes do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a temática, e a revista foi avaliada positivamente como meio de divulgação e motivação entre o corpo docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24 paginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevista digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleMetodologias de Aprendizagem Significativas - Narrativas Docentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons