Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcanti, Vera Cleia Alves da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maia, Sonia Cristina Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:25:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:25:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Metodologias de aprendizagem significativas - narrativas docentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644662 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa Aprendizagens Significativas em Revista: relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas no IFPB – Campus Catolé do Rocha, cujo objeto de estudo é as metodologias de aprendizagens significativas, vem contribuir para a formação docente, assim como para a efetivação de um processo de ensino e de aprendizagem eficaz e eficiente, enfim, significativo. Esse trabalho traz como objetivo geral produzir uma revista (digital) sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do IFPB/Campus Catolé do Rocha, que promovem aprendizagens significativas. Destarte, para atingir essa finalidade foram elencados alguns objetivos específicos: identificar as abordagens pedagógicas e as metodologias de aprendizagens significativas que permeiam as práticas dos professores; explicar como as metodologias de aprendizagens significativas contribuem para a formação omnilateral dos discentes e copilar diferentes experiências docentes que utilizam de metodologias de aprendizagens significativas como prerrogativa pedagógica. Trata-se de uma pesquisa com finalidade aplicada, de abordagem qualitativa, exploratória, de caráter bibliográfico, descritivo e de campo. Baseia-se na metodologia de pesquisa participativa, envolvendo alunos e docentes do IFPB, Campus Catolé do Rocha. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a entrevista e questionários. O questionário foi aplicado através do Google Forms de forma individual. A pesquisa contou com a participação de seis professores do IFPB Campus Catolé do Rocha e com 57 discentes do curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Os alunos apresentaram pouco conhecimento sobre a temática, e a revista foi avaliada positivamente como meio de divulgação e motivação entre o corpo docente. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 24 paginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revista digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | Metodologias de Aprendizagem Significativas - Narrativas Docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (2).pdf | 17,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644662/2/ilovepdf_merged (2).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons