Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Madalóz, Valquíria Fátima dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | dos Santos, Alda Ernestina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martinhon, Priscila Tamiasso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-10T17:47:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-10T17:47:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Agrotóxicos no cultivo de alimentos: uma proposta didática para o ensino e aprendizagem de funções orgânicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644649 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta Cartilha é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso da aluna Valquíria Fátima dos Santos Madalóz, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientado pelas professoras Priscila Tamiasso-Martinhon e Alda Ernestina dos Santos e tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática (SD) para o ensino da Química Orgânica em turmas do Ensino Médio, tendo por base a temática do uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos, com foco no morango. Para tanto, é proposta ao professor uma abordagem metodológica contextualizada e experimental do conteúdo de funções orgânicas a ser desenvolvido em turmas do 2º e/ou 3º ano do Ensino Médio, por meio de uma SD envolvendo a realização de seis encontros com duração de 1 hora e 30 minutos cada, totalizando 12 aulas de 45 minutos. A SD envolve a proposta de adoção e utilização de recursos diversos, incluindo Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) como vídeos, jogos e simulações, além da realização de uma atividade colaborativa e uma atividade experimental que visa possibilitar aos estudantes confrontar o uso de agrotóxicos ao cultivo orgânico de alimentos. A SD proposta possibilita a participação dos estudantes de forma ativa, cabendo ao docente o papel de organizar, orientar e auxiliar em cada etapa da sequência. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções orgânicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Agrotóxicos | pt_BR |
Título: dc.title | Agrotóxicos no cultivo de alimentos uma proposta didática para o ensino e aprendizagem de funções orgânicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química Orgânica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons