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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bortoloti, Karen Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T17:26:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T17:26:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644575 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ainda que sem nos darmos conta, estamos, cotidianamente, refletindo acerca da sociedade em que vivemos. Cada vez que nos questionamos: “como isso foi possível?” ao nos surpreendermos com uma notícia estampada na rede, estamos pensando sobre os rumos que a sociedade está tomando, portanto, nos questionando e refletindo sobre a sociedade que vivemos. A cultura, como um produto social, tem, certamente, um grande impacto em nossa compreensão como sujeito, portanto, entrelaçar historicamente essas duas discussões, qualifica essas reflexões de forma incontestável. Ao pensar historicamente uma questão central é como a cultura é essencial aos indivíduos para refletirem sobre suas ações no tempo e a construção de identidades tão diversas. Neste sentido, pensar em história requer pensar em cultura, justamente porque ao estudar a multiplicidade deste conceito desvendaremos as questões inseridas em nosso dia a dia com o objetivo de possibilitar melhor compreensão de todos os fenômenos que estão imersos no cotidiano e impactam em nosso posicionamento no mundo. Neste momento, em que presenciamos discussões cada vez mais acirradas sobre as identidades, é importante retomarmos os ensinamentos que nos foram legados pelo antropólogo Clifford Geertz de que a cultura é um “sistema simbólico”, uma teia de significados que carrega mecanismos de controle para governar o com-portamento. É construída a partir de valores e crenças, de códigos morais e hábitos que são socialmente erigidos, transmitidos, aprendidos por meio de signos e símbolos. Ela contribui para regular e padronizar atitudes e emoções, contribui, historicamente, para a elaboração de identidades. Este e-book é sem dúvida, um convite a reconhecer no “outro”, naquele que a princípio enxergamos através de pré-conceitos e pré-julgamentos, alguém com quem podemos potencialmente aprender, com quem podemos nos modificar e que tam¬bém podemos transformar. Esperamos que as leituras destes capítulos possam ampliar seus conhecimentos e instigar novas reflexões. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | HISTÓRIA | pt_BR |
Título: dc.title | Chave de compreensão da história: Cultura & identidades 2 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Chave de compreensão da história.pdf | 4.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644575/1/Chave de compreensão da história.pdfDownload |
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