Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Alagoas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fiori, Ana Paula Santos de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-07T12:37:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-07T12:37:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | SD_EDUCAPES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) apresentam diversas potencialidades no âmbito educacional, todavia, estudos indicam que os estudantes tendem a se dispersar diante da variedade de recursos e informações presentes no universo virtual, o que pode dificultar o processo de construção de conhecimento (MORAN, 2007; SANTOS; BARIN, 2014). Essa ambiguidade que caracteriza o uso pedagógico das TDIC gera diversos questionamentos sobre o processo de pesquisa em fontes virtuais: transformar informação em conhecimento representa um desafio para os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional? Os estudantes conhecem ferramentas pedagógicas que facilitam pesquisas na internet? Como orientar os discentes no processo de pesquisas virtuais de modo a reduzir a dispersão, o plágio e a influência de fake news? A ferramenta WebQuest (WQ) possibilita que os conteúdos curriculares sejam organizados de forma a reduzir a dispersão dos estudantes ao realizarem pesquisas no mundo virtual, estimulando “a construção do conhecimento por meio de um ambiente de aprendizagem guiado, utilizando a Web de forma educativa e reflexiva, instigando os alunos à construção do próprio saber” (SANTOS; BARIN, 2014, p. 4). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.210kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Webquest | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnologica | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA FERRAMENTA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SD_EDUCAPES.pdf | 9,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644549/2/SD_EDUCAPES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons