FOME, REFORMA AGRÁRIA, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA - PNLD 2018

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLavratti, Iara Milreu-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-05T23:46:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-05T23:46:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644531-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação analisa quantitativa e qualitativamente o desenvolvimento dos conceitos de Fome, Reforma Agrária, Soberania Alimentar, Segurança Alimentar e Nutricional, e Agroecologia nos livros didáticos de Sociologia, aprovados na última edição do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) realizada em 2018, direcionados às escolas públicas brasileiras. Nos aportamos nos referenciais teóricos de Josué de Castro (1965; 1980), Herbert de Souza (1993), Ziegler (2013), João Pedro Stédile (2020), FAO (1996), Ana Maria Primavesi (1983), Florestan Fernandes (1989) além de documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais (OCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Lei Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 1998, para refletirmos sobre como os conceitos podem contribuir com o ensino de Sociologia e para o exercício da desnaturalização e do estranhamento das relações sociais destrutivas que o Sistema Capitalista Neoliberal atualmente impõe sobre os seres humanos e o Meio Ambiente. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, há um resgate histórico sobre o Ensino de Sociologia no Brasil e também apresenta-se o PNLD e os livros didáticos de Sociologia. No segundo, foi feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre a Questão Alimentar e os conceitos de Fome, Segurança Alimentar e Soberania Alimentar em cinco materiais didáticos, além da análise crítica e da sugestão de possíveis autores e documentos que podem contribuir para a fundamentação teórica no desenvolvimento desta Questão em sala de aula. O terceiro discorre sobre a pesquisa quantitativa e qualitativa acerca da Questão Agrária, com os conceitos de Reforma Agrária e Agroecologia, seguindo os caminhos do capítulo anterior. Conclui-se que a presença de temas relacionados às Questões Alimentar e Agrária é bastante diversa nos livros didáticos, ampliando ou reduzindo-se os materiais de apoio, os enfoques e as perspectivas. Também nota-se que há numerosas referências à Fome, sendo trabalhada inclusive como conteúdo curricular em um material, mas identifica-se poucas menções à Reforma Agrária, especialmente à Soberania e Segurança Alimentar e à Agroecologia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFomept_BR
Palavras-chave: dc.subjectReforma Agráriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoberania e Segurança Alimentar;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgroecologia;pt_BR
Título: dc.titleFOME, REFORMA AGRÁRIA, SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA - PNLD 2018pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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