Curso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Élida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-06T17:17:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-06T17:17:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-06-
identificador: dc.identifier.otherCurso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644509-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de Curso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escola, compõe a dissertação: Sob/re A Radicalidade da Esperança: Deficiências Múltiplas, AEE e Educação Básica. Mestrado em Ensino na Educação Básica - Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás. Teve como objetivo refletir sobre a questão: a escola é para todos? Para buscar responder essa pergunta e/ou formular outras fizemos o estudo e a discussão dos seguintes textos e seus autores e: Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Maria Teresa Eglér Mantoan, Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, Educação para o futuro: Psicanálise e Educação de Maria Cristina Machado Kupfer e Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência de Maria José Esteves de Vasconcelos. Nosso grupo foi composto por professores universitários, professores da educação básica, professores de Atendimento Educacional Especializado e estudantes universitários, interessados na temática. Foram realizados seis encontros que se deram de maneira virtual, dadas as circunstâncias ditadas pelo momento pandêmico que estamos vivendo. Ao final dos encontros realizamos uma avaliação do grupo de estudo, da metodologia e das possíveis conclusões a que cada integrante pode chegar. A educação para todos de maneira sistêmica, tendo como centro do processo o sujeito e não o conteúdo, livre de preconceitos está em processo, é um vir a ser, mas nós enquanto pesquisadores, professores e estudiosos do assunto temos o dever de provocar questionamentos, exercer a pedagogia da pergunta de Paulo Freire, compreender que as contradições fazem parte da gênese humana e portanto não há uma resposta única e pronta, mas podemos construir caminhos diversos que nos levem a escola para todos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent226 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorpt_BR
Título: dc.titleCurso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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