Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Élida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-06T17:17:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-06T17:17:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escola | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644509 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de Curso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escola, compõe a dissertação: Sob/re A Radicalidade da Esperança: Deficiências Múltiplas, AEE e Educação Básica. Mestrado em Ensino na Educação Básica - Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás. Teve como objetivo refletir sobre a questão: a escola é para todos? Para buscar responder essa pergunta e/ou formular outras fizemos o estudo e a discussão dos seguintes textos e seus autores e: Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Maria Teresa Eglér Mantoan, Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, Educação para o futuro: Psicanálise e Educação de Maria Cristina Machado Kupfer e Pensamento Sistêmico: O novo paradigma da ciência de Maria José Esteves de Vasconcelos. Nosso grupo foi composto por professores universitários, professores da educação básica, professores de Atendimento Educacional Especializado e estudantes universitários, interessados na temática. Foram realizados seis encontros que se deram de maneira virtual, dadas as circunstâncias ditadas pelo momento pandêmico que estamos vivendo. Ao final dos encontros realizamos uma avaliação do grupo de estudo, da metodologia e das possíveis conclusões a que cada integrante pode chegar. A educação para todos de maneira sistêmica, tendo como centro do processo o sujeito e não o conteúdo, livre de preconceitos está em processo, é um vir a ser, mas nós enquanto pesquisadores, professores e estudiosos do assunto temos o dever de provocar questionamentos, exercer a pedagogia da pergunta de Paulo Freire, compreender que as contradições fazem parte da gênese humana e portanto não há uma resposta única e pronta, mas podemos construir caminhos diversos que nos levem a escola para todos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 226 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com Deficiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Curta Duração: Grupo de Trabalho e Estudo - Pessoas com Deficiência na Escola | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Grupo de Trabalho Élida Ferreira.pdf | 225,64 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644509/2/Produto Educacional Grupo de Trabalho Élida Ferreira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons