Conceito trabalho nos livros didáticos de Sociologia (PNLD/2015)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulistapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, KARIN SANTANA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-05T23:50:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-05T23:50:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-24-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644507-
Resumo: dc.description.abstractA Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático e PNLD/Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConceito Trabalhopt_BR
Título: dc.titleConceito trabalho nos livros didáticos de Sociologia (PNLD/2015)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons