Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, KARIN SANTANA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-05T23:50:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-05T23:50:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-24 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644507 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático e PNLD/Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conceito Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Conceito trabalho nos livros didáticos de Sociologia (PNLD/2015) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO (1) - Karina Orloski.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644507/2/VERSÃO FINAL DISSERTAÇÃO (1) - Karina Orloski.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons