SOU DO SÍTIO. E AGORA? A VISÃO DE ESTUDANTES DO MEIO RURAL EM PERNAMBUCO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grande-
Autor(es): dc.contributor.authorBONCSIDAI, MARIA LEONOR MOREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-04T19:16:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-04T19:16:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644494-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é resultado de pesquisas em torno da temática das Políticas Públicas para o Ensino Médio, especificamente sobre a Educação Integral na rede estadual de Pernambuco. O objetivo geral dessa dissertação é de compreender os processos de implantação na educação do Ensino Médio Integral em Pernambuco e fazer uma análise das estratégias desenvolvidas pelos estudantes que moram no meio rural e que estudam no centro urbano do município de Sertânia, no Sertão Pernambucano, na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac-EREMOB, tanto em termos gerais quanto em relação ao estudo da disciplina de Sociologia. O trabalho justifica-se pelos jovens estudantes de meio rural, têm um universo, uma visão de mundo, características e demandas, como também saberes que são diferenciados dos jovens estudantes e residentes em meio urbano, e que a Sociologia em sala de aula, muitas vezes não suprem as necessidades deles e sim, do que é exigido do sistema educacional como os exames externos (ENEM) ou o próprio mercado de trabalho. Metodologicamente, a pesquisa parte de uma revisão bibliográfica entre artigos e dissertações de autores como Gentili e Silva (1996), Giron (2008), Payre e Pollet (2010), Cavaliere (2009), Gadotti (2009) e Costa (2001 e 2008). Posteriormente, foram realizados aplicações de questionários para análises dos dados de forma quanti-qualitativo, com 32 estudantes moradores de zona rural que estudam na escola, no centro urbano do município de Sertânia-PE. Os questionários foram enviados aos estudantes pela internet, através do Google Formulário, e-mail e pelo aplicativo WhatsApp, em decorrência da pandemia do COVID 19, e tinham a finalidade de identificar quais as estratégias, desafios e limites a partir do ponto de vista desses estudantes sobre a metodologia aplicada na escola e ao aprendizado da Sociologia ofertado pelo Ensino Integral. Constata-se, inicialmente, que apenas a ampliação da jornada escolar não contempla uma Educação Integral do sujeito, necessitando que se promova aprendizagem de forma significativa, propondo a ampliação de oportunidades e da aquisição de conhecimentos em diversas áreas e em especial, a disciplina de Sociologia.-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Educacional Pública.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.-
Palavras-chave: dc.subjectEscola em Tempo Integral.-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante do Meio Rural.-
Título: dc.titleSOU DO SÍTIO. E AGORA? A VISÃO DE ESTUDANTES DO MEIO RURAL EM PERNAMBUCO SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O ENSINO DE SOCIOLOGIA-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-
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