Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, José Diones Nunes Dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-04T18:09:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-04T18:09:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644489 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos dez anos. Este recorte temporal devese ao fato de ser exatamente o período de inserção da sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscouse, com isto, analisar as temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificouse que nos livros adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longasmetragens, e, em raras exceções, curtasmetragens estrangeiros e nacionais. Verificouse, também, que o cinema e o livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a partir da análise realizada, voltouse para a construção de um Material Didático: Guia Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curtametragem, além de uma plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, FreireMedeiros, Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016); PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas princípios para se adequar ao horário da aula semanal. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | política | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | guia pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | TEMAS POLÍTICOS E CINEMA: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA DOCENTES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE CURTAS-METRAGENS NORDESTINOS" | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons