TEMAS POLÍTICOS E CINEMA: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA DOCENTES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE CURTAS-METRAGENS NORDESTINOS"

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, José Diones Nunes Dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-04T18:09:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-04T18:09:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644489-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho analisou quatro livros de Sociologia adotados no Cariri paraibano nos últimos dez anos. Este recorte temporal deve­se ao fato de ser exatamente o período de inserção da sociologia como componente curricular do Ensino Médio. Buscou­se, com isto, analisar as temáticas de Sociologia e Ciência Política relacionadas às produções cinematográficas presentes nos manuais didáticos adotados. A metodologia adotada foi a análise da lista de sugestões fílmicas em cada livro, durante a pesquisa bibliográfica. Verificou­se que nos livros adotados, em sua maioria, as sugestões fílmicas contêm longas­metragens, e, em raras exceções, curtas­metragens estrangeiros e nacionais. Verificou­se, também, que o cinema e o livro didático são usados como produtos resultantes da indústria cultural. A nossa proposta, a partir da análise realizada, voltou­se para a construção de um Material Didático: Guia Pedagógico “Temas Políticos e Cinema para a 3ª série do Ensino Médio”, focando em temáticas da política que possam ser trabalhados com o uso de curta­metragem, além de uma plataforma digital “Política e Cinema”, contendo os filmes e seus respetivos planos de aula. O referencial teórico traz autores como: Coelho (1993); Adorno e Horkheimer (1986); Benjamin (2019); Duarte (2019); Kuriyama, Lima e Patriarca (2014); Marx (2013); Ikeda (2014); Napolitano (2019); Migliorin e Pipano (2019); Fabris (2008); Bernardet (2004); Carrière (1995); Moraes (2012); Yashinishi (2000); Gomes (2013); Silva (2007); Almeida (2004); Dias (2000); Maksenas (1995); Furtado e Gagno (2009); Bodart e Lopes (2017); Batista (2014); OCNEM’S (2006); Costa (2005); Tomazy (2010); Codato (2010); Magalhães (2012); Bomeny, Freire­Medeiros, Emerique e O’Donnel (2013); Araújo, Bridi e Motin (2016); PCN’S (2000), Durão e Loureiro (2003); Sarandy (2001); A Lei 13.006/14 (2005); PCN+ (2002). O cinema, nessa proposta, é pensado como instrumento capaz de construir processos de mediação, principalmente, para aqueles que têm sido historicamente desprovidos do acesso à cultura legítima e, o livro, pedagogicamente, para auxiliar professores e estudantes em sala de aula, tendo em vista que diante dos limites impostos pelo currículo no tempo hora/aula, os filmes de curta duração são fundamentais sem que, necessariamente, precise cortar as cenas princípios para se adequar ao horário da aula semanal.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpolíticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectguia pedagógicopt_BR
Título: dc.titleTEMAS POLÍTICOS E CINEMA: UM GUIA PEDAGÓGICO PARA DOCENTES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE CURTAS-METRAGENS NORDESTINOS"pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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