Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aline de Oliveira, Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-04T19:42:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-04T19:42:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644475 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida na área do ensino de Sociologia, através da produção de material didático utilizando a literatura de cordel como recurso pedagógico na contextualização das aulas de Sociologia para as escolas do campo no Cariri paraibano. Pois o cordel é uma importante ferramenta para facilitar a aprendizagem sociológica e superar lacunas deixadas pelo ensino tradicional. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo Produzir um cordel como recurso didático para as aulas de Sociologia rural para as escolas do campo do Cariri paraibano, com a temática “Os Movimentos Sociais no Campo Brasileiro”, acompanhado de um roteiro de mediação a ser aplicado pelo professor(a) de Sociologia na sua prática em sala de aula. No desenvolver da pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, em que foi utilizada a coleta de dados, através de aplicações de questionários aos professores que ministram aulas de Sociologia nas escolas do Cariri paraibano e a produção do material didático no laboratório, como o cordel, a sequência didática e o estudo dirigido. No decorrer da pesquisa, verificamos que esta produção de material didático (o cordel), pautada nos estudos do ensino de Sociologia, pode oferecer subsídios importantes para a formação pedagógica dos professores de Sociologia. Para que os recursos didáticos não caiam no vazio das práticas pedagógicas irrefletidas. Como também, o cordel sobre os movimentos sociais do campo brasileiro, pode servir como orientação para o processo de formação inicial e continuada de professores de Sociologia que atuam no ensino médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos Sociais. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cordel. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | A PRODUÇÃO DO CORDEL “OS MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO BRASILEIRO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA AS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Versao_Final_Aline - Paulo Cesar Oliveira Diniz.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644475/1/Dissertacao_Versao_Final_Aline - Paulo Cesar Oliveira Diniz.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: