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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maricélio Januário da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-04T19:37:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-04T19:37:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-30 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644474 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ao fazermos um estudo sobre a comunidade camponesa negra do sítio Roça Velha, município de CamalaúPB, enfatizando a questão agrária e o Ensino de Sociologia esperamos ter contribuído para uma análise aprofundada da posse e uso das terras ao longo dos anos e, como resultado da presente pesquisa, colaborarmos com a educação vivenciada, principalmente, no Componente Curricular de Sociologia. Para tanto, foi realizada vasta pesquisa documental acerca da presença de escravizados no município e região pesquisados, indicando a relevância da população negra para a formação do campesinato pobre da região; investigouse acerca da formação do latifúndio no município de Camalaú desde a colonização do Brasil até os dias atuais, evidenciando a continuidade do predomínio do controle territorial, econômico e político de determinadas famílias em detrimento da maioria de posseiros e pequenos proprietários rurais, incluindo a família descendente dos negros escravizados da comunidade investigada. Buscouse saber, se nas aulas de Sociologia as temáticas questão agrária e campesinato negro são trabalhadas, indagando o contato que os jovens da comunidade negra de Roça Velha têm com os estudos sociológicos na Escola Estadual Cidadã Integral de Ensino Médio Pedro Bezerra Filho, do município de Camalaú. Realizouse análise documental acerca do Ensino de Sociologia em escola de Ensino Médio, a partir de documentos das políticas educacionais atuais, PPP da escola e Planos de Ensino do professor. Na realização do presente trabalho, utilizamos o Materialismo Histórico Dialético, como abordagem teórico- metodológica que busca explicações coerentes para compreensão dos fenômenos naturais, sociais e do pensamento. Nas considerações finas, colocamos o resultado do nosso trabalho, indicando que, nas aulas de Sociologia não existe uma discussão sobre as questões agrárias e campesinato negro. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Campesinato Negro em Camalaú. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questão agrária. | pt_BR |
Título: dc.title | A COMUNIDADE CAMPONESA NEGRA NO SÍTIO ROÇA VELHA DE CAMALAÚ – PB: A QUESTÃO AGRÁRIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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