Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GONDIM, Esequias Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-04T19:30:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-04T19:30:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644472 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A conjuntu ra b rasilei ra, no pe ríodo de pandemia da COVID 19, tem ap resentado novos desafios pa ra o conjunto da população, aci rrando ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, cultu rais, educacionais etc notadamente exp ressas nos elevados índices afe ridos pelos ó rgãos competentes. No campo da educação, a tendência tem sido o ap rofundamento da adequação da educação ao desenvolvimento socioeconômico, no fo rmato enxuto, ba rato e flexível. Nesse sentido, o ensino remoto eme rge como um dos p rincipais elementos utilizados pa ra o enfrentamento dos p roblemas o riundos desse contexto. Atentos a essa realidade, a p resente disse rtação buscou analisa r os impactos p rovocados pelo ensino remoto nos p rocessos de ensino e ap rendizagem vivenciados na disciplina de Sociologia, ministrada nas escolas estaduais sediadas no município de Se rtânia PE. Pa ra isso, foi utilizada uma abo rdagem qualitativa po r uma pe rspectiva histó rico- crítica, tendo po r instrumento um rotei ro de questões di recionado aos p rofesso res da disciplina dessas escolas, sendo possível, po rtanto ap reende r as conve rgências, dive rgências, contradições, limites e possibilidades, a pa rti r de uma pe rspectiva de análise que conside rou o objeto como pa rte constitutiva de uma totalidade histó rica. Nesse sentido, é impo rtante destacar que o objeto foi situado no contexto da luta de classes, onde p rojetos dife renciados de educação se conflitam, uma vez que os inte resses são antagônicos, sendo, po rtanto, necessá rio comp reende r as mediações que pe rmitisse entende r as questões relacionadas tanto ao campo da pa rticula ridade – a exemplo do que acontece na escola, na p rática pedagógica cotidiana , quanto ao campo da unive rsalidade – a exemplo do modo de p rodução capitalista, das refo rmas educacionais que vão se p rocessando em dive rsos países. Quanto aos fundamentos teó ricometodológicos, reco rreuse p rincipalmente às ob ras de Saviani, Frei re. Ficou evidenciado que a pandemia p reca rizou ainda mais os p rocessos de ensino e ap rendizagem nas escolas onde a pesquisa foi realizada, dadas as condições objetivas desfavo ráveis, visivelmente exp ressas no deco rre r do ensino remoto que foi emp regado pa ra que as escolas continuassem a cump ri r com o seu papel social. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação e emancipação; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino remoto; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | processos de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MINISTRADA NAS ESCOLAS ESTADUAIS SITUADAS NO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA-PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons