EDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MINISTRADA NAS ESCOLAS ESTADUAIS SITUADAS NO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA-PE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGONDIM, Esequias Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-04T19:30:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-04T19:30:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-25-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644472-
Resumo: dc.description.abstractA conjuntu ra b rasilei ra, no pe ríodo de pandemia da COVID 19, tem ap resentado novos desafios pa ra o conjunto da população, aci rrando ainda mais as desigualdades sociais, econômicas, cultu rais, educacionais etc notadamente exp ressas nos elevados índices afe ridos pelos ó rgãos competentes. No campo da educação, a tendência tem sido o ap rofundamento da adequação da educação ao desenvolvimento socioeconômico, no fo rmato enxuto, ba rato e flexível. Nesse sentido, o ensino remoto eme rge como um dos p rincipais elementos utilizados pa ra o enfrentamento dos p roblemas o riundos desse contexto. Atentos a essa realidade, a p resente disse rtação buscou analisa r os impactos p rovocados pelo ensino remoto nos p rocessos de ensino e ap rendizagem vivenciados na disciplina de Sociologia, ministrada nas escolas estaduais sediadas no município de Se rtânia ­PE. Pa ra isso, foi utilizada uma abo rdagem qualitativa po r uma pe rspectiva histó rico- crítica, tendo po r instrumento um rotei ro de questões di recionado aos p rofesso res da disciplina dessas escolas, sendo possível, po rtanto ap reende r as conve rgências, dive rgências, contradições, limites e possibilidades, a pa rti r de uma pe rspectiva de análise que conside rou o objeto como pa rte constitutiva de uma totalidade histó rica. Nesse sentido, é impo rtante destacar que o objeto foi situado no contexto da luta de classes, onde p rojetos dife renciados de educação se conflitam, uma vez que os inte resses são antagônicos, sendo, po rtanto, necessá rio comp reende r as mediações que pe rmitisse entende r as questões relacionadas tanto ao campo da pa rticula ridade – a exemplo do que acontece na escola, na p rática pedagógica cotidiana ­, quanto ao campo da unive rsalidade – a exemplo do modo de p rodução capitalista, das refo rmas educacionais que vão se p rocessando em dive rsos países. Quanto aos fundamentos teó rico­metodológicos, reco rreu­se p rincipalmente às ob ras de Saviani, Frei re. Ficou evidenciado que a pandemia p reca rizou ainda mais os p rocessos de ensino e ap rendizagem nas escolas onde a pesquisa foi realizada, dadas as condições objetivas desfavo ráveis, visivelmente exp ressas no deco rre r do ensino remoto que foi emp regado pa ra que as escolas continuassem a cump ri r com o seu papel social.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação e emancipação;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino remoto;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprocessos de ensino e aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA MINISTRADA NAS ESCOLAS ESTADUAIS SITUADAS NO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA-PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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