Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Guida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simões-Figueiredo, Amélia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-04T13:30:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-04T13:30:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-03 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644455 | - |
Resumo: dc.description.abstract | The aim of this article is to identify the competences of nurses who guide nursing students in clinical education. Clinical education is one of the components of the nursing course, which guarantees the acquisition of knowledge, skills and attitudes necessary for autonomous and interdependent interventions in professional practice. The legal framework points to the contribution of nurses in the training of students, assuming that competence, sharing the responsibility for the teaching-learning process with the teacher. The capabilities, characteristics, responsibilities and even the skills desirable for this role are described in the literature in a scattered way. A systematic review was carried out, using the PICo method, in the electronic databases CINAHL, MEDLINE and SCIELO. 9 articles published between 2008 and 2018 were analyzed. Six categories of skills of the mentor nurse were identified: relational, analytical, reflective, pedagogical, learning and professional. Evidence points to relational competences as predictors of pedagogical competences. These, in turn, are harmoniously anchored to the analytical and reflective skills that mediate the acquisition of effective learning skills and support professional skills in the performance of the role of nursing advisor. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | NURSING | pt_BR |
Título: dc.title | SKILLS OF THE GUIDING NURSES: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SKILLS OF THE GUIDING NURSES.pdf | 234,24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644455/1/SKILLS OF THE GUIDING NURSES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: