Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Valdilene dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-03T11:53:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-03T11:53:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Valdilene dos Santos Araújo - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644423 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o ensino de números decimais por atividades experimentais no ensino fundamental onde visamos responder quais os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais têm, sobre a aprendizagem de números decimais com estudantes do 6º ano do ensino fundamental? E para responder a esse questionamento traçamos como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividade experimental sobre a aprendizagem de números decimais com estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, buscamos na literatura autores que tratam sobre esta temática como Jucá, Sá e Lopes. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida de forma virtual com uma amostra de oito estudantes, sendo que três eram do município de Abaetetuba e cinco, de Ananindeua, para isso adotamos como metodologia de pesquisa a engenharia didática, abordando as suas quatros fases e como metodologia de ensino, o ensino por atividades. Para análise dos resultados utilizamos os registros nas observações e conclusões dos discentes nas atividades, a confrontação das análises a priori e a posteriori, a comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, analisamos, ainda, os erros ocorridos após o pós-teste, aplicamos o Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e por fim aplicamos estes resultados ao teste de hipótese para validar o experimento. Os resultados apontaram aumento nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste melhoraram estatisticamente em relação as notas do pré-teste e a análise da correlação com os fatores socioeducacionais mostrou não ter interferência nos resultados, constatando, com isso que o resultado satisfatório se deu pela metodologia utilizada a qual mostra ser um excelente instrumento para ser utilizados por professores para aplicar os conteúdos de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5728 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | nsino de Números decimais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Valdilene dos Santos Araújo Dissertação.pdf | 5,73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644423/1/Valdilene dos Santos Araújo Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: