O ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Valdilene dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-01-03T11:53:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-01-03T11:53:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-29-
identificador: dc.identifier.otherValdilene dos Santos Araújo - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644423-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda o ensino de números decimais por atividades experimentais no ensino fundamental onde visamos responder quais os efeitos de uma sequência didática por atividades experimentais têm, sobre a aprendizagem de números decimais com estudantes do 6º ano do ensino fundamental? E para responder a esse questionamento traçamos como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividade experimental sobre a aprendizagem de números decimais com estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, buscamos na literatura autores que tratam sobre esta temática como Jucá, Sá e Lopes. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida de forma virtual com uma amostra de oito estudantes, sendo que três eram do município de Abaetetuba e cinco, de Ananindeua, para isso adotamos como metodologia de pesquisa a engenharia didática, abordando as suas quatros fases e como metodologia de ensino, o ensino por atividades. Para análise dos resultados utilizamos os registros nas observações e conclusões dos discentes nas atividades, a confrontação das análises a priori e a posteriori, a comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, analisamos, ainda, os erros ocorridos após o pós-teste, aplicamos o Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e por fim aplicamos estes resultados ao teste de hipótese para validar o experimento. Os resultados apontaram aumento nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste melhoraram estatisticamente em relação as notas do pré-teste e a análise da correlação com os fatores socioeducacionais mostrou não ter interferência nos resultados, constatando, com isso que o resultado satisfatório se deu pela metodologia utilizada a qual mostra ser um excelente instrumento para ser utilizados por professores para aplicar os conteúdos de matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5728pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnsino de Números decimaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentaispt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE NÚMEROS DECIMAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais