Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Ana Paula de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-03T17:47:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-03T17:47:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado em sociologia UFCG - Ana Paula | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644401 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo dialogar sobre o porquê estudar a Sociologia no Ensino Médio Integrado (EMI) em meio a um cenário de intensas mudanças de uma sociedade líquida que tem reflexos diretos na educação. E ainda contribuir na análise do debate sobre a finalidade e o sentido da disciplina de Sociologia no IFPB, Campus de Campina Grande. O aporte teórico que fundamenta esta pesquisa está alicerçado em conceitos que estão relacionados a determinados autores, como Mills (1965), Bauman (2015), Freire (2019), Leite (2014), Oliveira (2015), Pellizzer (2016) Gomes (2017), que oferecem uma importante linha de raciocínio para compreender a educação, a Sociologia e o currículo num contexto ampliado, oferecendo pistas conceituais significativas para responder as hipóteses dessa investigação. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante, dialógica e colaborativa, no sentido da construção de conhecimento através de um processo em que professora e educando/as se debruçaram para refletir sobre as experiências que ambos vivenciaram durante três anos na sala de aula de Sociologia do IFPB – Campus de Campina Grande. A pesquisa foi planejada num contexto de normalidade, a investigação todavia efetivou-se de forma remota em virtude do período de pandemia do COVID-19 de forma alternativa através de Rodas de Diálogo, Cartas e Questionário do Google Forms. Essas ferramentas de aprendizagens foram adaptadas no sentido de garantir espaços colaborativos de construção de conhecimento, produzindo reflexões e sistematizações das experiências de ensinar e aprender Sociologia no “chão da sala de aula”. Os alunos envolveram-se no debate coletivo, construindo reflexões entre suas vidas e as aprendizagens sociológicas. Os espaços de trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas. Os espaços de debates e trocas possibilitaram elevação da compreensão e explicação de fatos para além das relações cotidianas, Dessa forma, as ferramentas de diálogo estimularam a busca de novo embasamento através de atividades de leitura e debates e, portanto, aguçaram os jovens a saber mais e a conhecer mais. Os diálogos em torno da finalidade e sentido da Sociologia foram importantes para registrar e sistematizar a experiência bem sucedida do diálogo como método de ensino e consequente aprofundamento das vivências que eram reconstituídas e complementadas por questões consensuais e destaques que eram geradores de outras perguntas e adendos que iam sendo elaborados de forma distintiva e interessada. A realização das rodas de diálogo e a produção de cartas indicou que os jovens têm muito a dizer sobre a Sociologia e sobre o Ensino Médio, suas relações e percepções a partir das experiências vividas no chão da sala de aula e construídas a partir de relações horizontalizadas, não hierárquicas do ato de ensinar e aprender entre os partícipes do processo. A pesquisa confirmou plenamente a sua hipótese de trabalho: que sentido tem a Sociologia para os estudantes do IFPB? Essa hipótese de trabalho implica em dizer que a produção de sentido não se realiza fora da escola, ela deve ser buscada no dia a dia da sala de aula. Quem produz sentido são os alunos e a professora que vive a experiência de ensinar e aprender e, portanto, de troca de experiências e saberes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sentido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DA SOCIOLOGIA E A ARTE DO DIÁLOGO COMO MÉTODO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Ana Paula Almeida - Completa.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644401/2/Dissertacao - Ana Paula Almeida - Completa.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons