Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TONIATO, Larissa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAVES, Rodolfo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-01-01T23:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-01-01T23:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_LARISSA TONIATO_TURMA 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644398 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material destina-se a professores que ensinam Matemática na Educação Básica e àqueles que se encontram em processo de formação inicial e que buscam reflexões acerca de(suas/nossas) práticas pedagógicas. Objetivamos que este guia seja um material de apoio para impulsionar possíveis transformações nas (suas/nossas) práticas pedagógicas, buscando incentivar um trabalho no viés da interdisciplinaridade, tendo em vista as questões balizadoras da literacia, numeracia e materacia, aproximando as rotinas da sala de aula com a realidade local dos alunos, tal como fora protagonizado por Patrick Geddes, biólogo, urbanista e filósofo escocês, considerado o pai da Educação Ambiental, conhecido por seu pensamento inovador nos campos do planejamento urbano e da educação – na defesa de que os alunos, orientados por nós, professores, devem ser estimulados a interagir com a realidade do seu ambiente, para que assim, possam desenvolver atitudes criativas em relação ao mesmo e, a nós professores, cabe a atuação como interlocutores de uma Educação que possa incorporar uma análise de realidades socioambientais em oposição àquelas em que o aluno é levado a não refletir a respeito das consequências dos seus atos (CHAVES, 2004). Nosso material é fruto de uma pesquisa de mestrado que deu origem à dissertação Produção de significado de professores do Ensino Fundamental ao adotarem textos de Malba Tahan, que desenvolvemos a partir das discussões no Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática - Gepemem e no curso de formação continuada para professores “Literacia, materacia e numeracia: produção de significados matemáticos como ferramentas de leitura do mundo a partir de textos de Malba Tahan”, que desenvolveram reflexões e práticas educativas, a partir de obras de Malba Tahan, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, adaptando essas obras à cultura local. Nesse trabalho, as observações que fazemos – por exemplo, são sobre a importância de procurar sempre representar uma situação de várias maneiras, mostrando que não valorizamos “certo” ou “errado”, de acordo com nosso referencial que é o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), mas maneiras de produzir significados diferentes para as enunciações de nossos alunos. Assim, esperamos que o leitor, ao mesmo tempo em que vai estudando e se aprofundando na parte mais técnica das ideias matemáticas, reflita a respeito de questões que se relacionam à prática pedagógica, sobretudo a (sua/nossa) sala de aula, colocando em movimento assim, a máxima ambientalista de que é preciso pensar globalmente, mas agir localmente. As atividades propostas buscam oferecer reflexões, mas podem ser levadas para a sala de aula, com novas adaptações, levando em consideração que a Matemática que apresentamos aqui é uma Matemática crítica, reflexiva, na qual o conteúdo não é um fim, mas um meio de possíveis leituras do mundo e, por isso, presente nas adaptações e reflexões das tarefas propostas. Algumas ideias matemáticas são contempladas em nosso guia, podemos citar: frações/números decimais; as quatro operações básicas; proporcionalidade e resolução de problemas. Não pretendemos esgotar as discussões e reflexões acerca das ideias matemáticas citadas, mas apresentar algumas enunciações de professores em formação continuada, que estão no chão da escola, procurando fazer a diferença na Educação pública brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,15 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de significado. Interdisciplinaridade. Literacia, materacia e numeracia. Malba Tahan. Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | UM OUTRO OLHAR PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons