AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DE JORNAIS DOS ANOS DE 1973 A 1983

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTodorov, Denise-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, R. L.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-31T13:03:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-31T13:03:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-31-
identificador: dc.identifier.otherAS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DE JORNAIS DOS ANOS DE 1973 A 1983pt_BR
identificador: dc.identifier.otherAs Origens do CEDUP Hermann Heringpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644380-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo IFC-Blumenau, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT. O estudo objetivou pesquisar a história de criação e implantação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Hermann Hering, de Blumenau (CEDUPHH), através de notícias publicadas em jornais entre os anos 1973 a 1983, quando a escola foi criada e atuou como um Centro Interescolar de Segundo Grau (CIS). Os procedimentos metodológicos qualitativos, foram direcionados por uma abordagem mesoanalítica, que permitiu identificar a escola e a cultura escolar desenvolvida nos primeiros anos de funcionamento da instituição, além dos elementos macro e micro, que caracterizaram a Educação Profissional e os acontecimentos locais que favoreceram a sua criação. O Produto Educacional desenvolvido, caracterizado por um sítio eletrônico, é constituído de uma linha do tempo interativa, que insere a criação da escola dentro da história da EP no Brasil, além de trazer em forma temática elementos que caracterizam as categorias de análise utilizadas no estudo. A pesquisa e produto educacional trazem informações e conteúdos que contribuem para o resgate da memória da escola e permitem aplicação em aulas e projetos de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCentro Interescolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das instituições escolarespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCEDUPpt_BR
Título: dc.titleAS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DE JORNAIS DOS ANOS DE 1973 A 1983pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memória da EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons