Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Liuth, Fabiana Imberti | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Jr, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-29T20:49:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-29T20:49:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto - Fabiana imberti liuth | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644366 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta proposta de ensino é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "EXPERIMENTAÇÃO PROBLEMATIZADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ EM UMA TURMA NO CURSO TÉCNICO EM FLORESTAS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRO JIPARANÁ", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). A produção deste guia tem como objetivo apresentar uma sequência didática planejada para turmas do 1º ano do curso técnico integrado ao ensino médio, baseada na Experimentação Problematizadora proposta por Delizoicov (1991; 2001), composta por três momentos: problematização inicial; organização do conhecimento; e aplicação do conhecimento. Trata-se de um guia didático que contém orientações de estratégias e recursos didáticos com a utilização de ferramentas digitais direcionados aos professores do ensino médio. Possibilitando haver flexibilidade contida neste material. Sendo assim, fica a critério dos docentes modificarem conforme suas práticas e realidades. Com esta ação pedagógica, o estudante aprenderá Biologia, ao mesmo tempo em que experimenta o próprio aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Esperamos que esta sequência didática contribua para uma nova perspectiva de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 23,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
Título: dc.title | Experimentação problematizadora para a aprendizagem de fundamentos de citologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto - Fabiana imberti liuth.pdf | guia | 24,33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644366/2/Produto - Fabiana imberti liuth.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons