PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERENCIA DO ENEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNINTER - UNIVERSIDAD TRES FORNTERASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSarmento Pereira, Maria do Perpetuo Socorro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-29T18:19:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-29T18:19:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-29-
identificador: dc.identifier.otherPRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DO ENEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644339-
Resumo: dc.description.abstractEste livro, então, teve o foco de pesquisar as práticas pedagógicas de Educação Física no ensino médio frente às matrizes de referência do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, com a delimitação na Escola Es tadual de Ensino Médio Deputado Ribeiro de Souza, no Município de Tucu ruí, Estado do Pará. O mesmo está fundamentado em capítulos que esta beleceram os aspectos teóricos e práticos para sua execução. Para melhor desenvolvimento da temática, procuramos estabelecer a seguinte divisão no desenvolvimento do estudo: No capítulo I, Educação Física escolar e Ensino Médio: contextos e perspectivas, buscou-se contextualizar o ensino médio no Brasil, a inser ção da Educação Física Escolar no ensino médio e as implicações do ENEM na prática pedagógica do professor de Educação Física Escolar. No capítulo II, Concepções de Prática Pedagógica de Educação Físi ca, procurou-se conceituar e descrever a expressão “prática pedagógica” e discorrer sobre o entendimento que se tem dela. Também, fazer uma correlação entre a educação Física Escolar, o docente e a prática peda gógica. No capítulo III, Conteúdos da Educação Física Escolar, abordamos a importância da sistematização dos conteúdos da Educação Física Escolar – realidade e perspectivas de superação. Além de tratamos sobre a hegemonia do esporte como conteúdo de ensino e o entendimento concei tual, procedimental e atitudinal dos conteúdos. No capítulo IV, foi abordado o tema: recursos pedagógicos e mate riais nas práticas pedagógicas, relatando a realidade das escolas públicas em geral e da escola investigada, onde essas questões, vão muito além da aquisição ou não de recursos pedagógicos e materiais adequados ao de senvolvimento dos conteúdos da disciplina. No capítulo V, planejamento de ensino na educação física escolar, se buscou caracterizar o ato de planejar, assim como sua importância, quan do deixa de ser neutro e passa a ser a orientação para o planejamento do processo e ensino através da construção coletiva e ação critico-reflexiva. No capítulo VI, será exposta a metodologia utilizada: enfoque, dese nho da investigação, nível e modalidade da pesquisa, população, amostra e instrumentos de coleta de dados. No capítulo VII, será explicitado os resultados da pesquisa realiza da com coordenadores pedagógicos, professores e alunos, onde os dados coletados da entrevista e a observação com os participantes da pesquisa, foram analisados por meio do procedimento de análise de conteúdo e confrontados por meio da análise das observações realizadapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do ensino médiopt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO FRENTE AS MATRIZES DE REFERENCIA DO ENEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons