Laboratório Móvel Didático de Química: Possibilidades e desafios como auxilio na prática pedagógica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPB- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraibapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoisés, Laura Jamilly Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorLira, Andréa de Lucena-
Autor(es): dc.contributor.authorNunes, José Diêgo Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Lucas Moura de-
Autor(es): dc.contributor.authorSimões, Anderson Sávio de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-28T13:21:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-28T13:21:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-28-
identificador: dc.identifier.otherManual de práticas experimentaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644336-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho desenvolvemos um protótipo de um laboratório móvel didático de Química, o Labyscie, aplicado no ensino técnico integrado ao médio no IFPB- campus João Pessoa, pensado e estruturado com o objetivo de fomentar a ação docente na execução de práticas experimentais em sala de aula. Dessa forma foi idealizada uma unidade móvel como produto educacional principal, dispondo de bancada, equipamentos, vidrarias, materiais e reagentes que pudessem ser utilizados em espaços formais e não formais, que tivesse um custo reduzido de manutenção e viabilizasse a realização de práticas experimentais com maior frequência. Para tanto, foi realizado um levantamento de práticas experimentais propostas em formato de guia, a contemplar a grade curricular da disciplina de Química no ensino médio. O desenvolvimento deste trabalho, resultou no manual de práticas experimentais e fichas experimentais, a compor o laboratório móvel, ao passo que também pode ser utilizado de forma independente. Devido a pandemia do COVID 19, realizou-se ajustes na apresentação e aplicação, sendo necessário a elaboração de vídeos com práticas experimentais de apresentação e divulgação do laboratório. Como forma de coleta de dados foi utilizado formulários do google forms, como instrumento diagnóstico e de avaliação do produto educacional. Dentre os resultados obtidos, os estudantes apontaram nos questionários diagnósticos que 72,2% nunca obtiveram aula experimental no laboratório da instituição no primeiro ano de curso, bem como 63,3% não obteve aula experimental em sala de aula. Quanto aos docentes, observou-se que 16,7% não utilizam o laboratório e que 50% destes realizam as prática experimentais de forma esporádica. Ainda sobre esses aspectos, que apontam para a baixa frequência de práticas experimentais de forma subjetiva no questionário diagnóstico, os docentes apontaram a limitação do tempo para se efetivar as práticas e a dificuldade de acesso ao laboratório. Esse resultado direcionou para o desenvolvimento de questionário de avaliação que apontou para uma aceitação e motivação tanto pelos docentes como pelos estudantes do LABYSCIE, o qual foi avaliado pelos docentes, prevalecendo a nota 9,0, que foi atribuída por 66,70% dos docentes. A expectativa do desenvolvimento deste trabalho, está em ultrapassar os limites do campus citado, ampliando-o para as escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas. O Labyscie apresenta-se como um recurso viável economicamente, de mobilidade e adequação a pequenos ambientes, permitindo o desenvolvimento de aulas diferenciadas, contextualizadas para o ensino de Química e ainda ser adaptado para outras áreas como a Física, a Biologia ou a Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLaboratório móvel; Experimentação; Ensino de Químicapt_BR
Título: dc.titleLaboratório Móvel Didático de Química: Possibilidades e desafios como auxilio na prática pedagógicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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Arquivos associados:
Manual de práticas (LABYSCIE).pdfO Manual foi construído tendo-se por base a grade curricular da disciplina de Química do IFPB- campus João Pessoa, dessa forma contemplando três subáreas: a Química geral, Físico-química e Química Orgânica. Foi realizado um levantamento de práticas experimentais apresentadas em livros didáticos, artigos científicos e sugestões de sites direcionados ao ensino de Química, avaliando a sua viabilidade para serem desenvolvidas no laboratório móvel.12,13 MBAdobe PDF/bitstream/capes/644336/1/Manual de práticas (LABYSCIE).pdfDownload
Fichas - Parte 1.pdfAs fichas experimentais, tratam-se de um recurso construído a partir do manual, com o intuito de facilitar o manuseio no momento da realização da prática experimental em sala de aula.905,49 kBAdobe PDF/bitstream/capes/644336/2/Fichas - Parte 1.pdfDownload