Arquivo: DOC - MEMÓRIAS LITERÁRIAS - 452MB.mp4

Memórias Literárias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiás-
Autor(es): dc.contributor.authorCarrijo, Ranyelle Rosa Faria, Vivianne Fleury de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-28T00:30:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-28T00:30:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-27-
identificador: dc.identifier.otherMemórias Literárias-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644309-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de documentário apresenta por meio de depoimentos de professores, as suas experiências literárias, como suas respectivas mediações na formação do leitor literário. Desenvolvido durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2020 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Memórias Literárias: A relevância da formação literária do professor para o ensino de literatura na Educação Básica”. Dessa forma, a partir dos relatos das participantes, e das oficinas de ensino da literatura, observa-se como a formação literária do professor pode interferir no gosto literário do aluno, contribuindo ou não na consolidação de leitores de literatura na Educação Básica. Os principais autores que embasam nossa fundamentação teórica são: Antonio Candido (1972, 1989, 1995), Regina Zilberman (1985, 2001, 2012), Tzvetan Todorov (2009), Teresa Colomer (2003, 2007), Julio Cortázar (2006), Paulo Freire (1921, 1987), entre outros. Como corpus literário foram selecionados alguns contos infantis de Clarice Lispector, sendo eles: A Vida Íntima de Laura (2012), O Mistério do Coelho Pensante (2013), A mulher Que Matou os Peixes (2017), Quase de Verdade (2014), Doze lendas brasileiras: Como nasceram as estrelas ( 2014). A coleta de dados ocorreu por meio de uma roda de leitura/conversa com três turmas de faixa etária entre oito e onze anos, a fim de diagnosticar possíveis entraves entre leitor e leitura literária. Posteriormente, realizamos entrevistas com cinco professoras. Estes diagnósticos subsidiaram as cinco oficinas de ensino da literatura para professores, baseadas em textos teóricos e literários, tendo por objetivo de, por um lado, proporcionar momentos de discussão sobre ensino de literatura e, por outro, de deleite com os contos da Clarice Lispector. Tanto as entrevistas quanto as oficinas foram desenvolvidas em ambiente virtual, como medida de prevenção à disseminação da Covid-19 (doença infecciosa causada pelo novo coronavírus - SARS-CoV-2). Este material documental obteve apoio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás (PPGEEB/CEPAE/UFG) por meio do edital 003/2020, de Apoio a produtos e Materiais Educacional.\-
Tamanho: dc.format.extent452MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de literatura. Formação docente. Mediação. Formação do leitor literário.-
Título: dc.titleMemórias Literárias-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFG) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB/UFG) do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG-
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