Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-27T19:20:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-27T19:20:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | JeffersonOliveira_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644305 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação propõe analisar as práticas pedagógicas utilizadas sobre o Ensino de História na escola José Valmeristo, com o objetivo de analisar as ações históricas voltadas para os alunos das séries iniciais. Nesse sentido foi construído um método de ensino de história contextualizado na realidade rural para esses alunos e alunas. Foi realizada a operação historiográfica, combinando um lugar social para as práticas que se relacionam ao método e a escrita. Os objetivos alcançados deram-se de forma presencial no assentamento e na escola, através de entrevistas com professores e alunos, para a compreensão das lacunas existentes sobre o Ensino de História na referida escola. Aqui se abordam a memória e a consciência histórica desses alunos, como pontos investigativos dos conhecimentos prévios que possuem sobre a história local das terras em que eles vivem, partindo de pressupostos teóricos e metodológicos que dialogam sobre o tema. Sobre a consciência histórica foi pertinente a abordagem da ocupação das terras da Fazenda Cambará, porque esse território está ligado a um passado de conflitos e envolve um personagem muito emblemático na região nordeste do Pará, que é o "gatilheiro" Quintino Lira. Através dessas análises foi possível a confecção de um produto didático para a aplicação e também como um suporte pedagógico a ser aplicado pelos professores na escola na escola José Valmeristo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,54 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Conflito Agrários; Assentamento Rural; Memória; Educação no Campo; Consciência Histórica; Nordeste do Pará. | pt_BR |
Título: dc.title | A escola e a terra: ensino de história e educação em situação de conflitos nas séries iniciais da Escola José Valmeristo, Assentamento Quintino Lira/Santa Luzia do Pará. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
JeffersonOliveira_DissertaçãoFinal.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644305/2/JeffersonOliveira_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons