Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Belchior, Celle Cristianne Mendes Evangelista | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Cleilton Sampaio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-27T14:20:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-27T14:20:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644302 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para que a educação financeira seja realidade dentro da sala de aula, os professores precisam ser convencidos da importância de lecionarem o tema, bem como receber formação e materiais adequados. O presente artigo, de caráter qualitativo, pretende apresentar aos docentes uma sequência didática para o ensino de educação financeira utilizando-se abordagem dos temas com exibição de vídeos em sala de aula para discussão e aprendizado. Considerando o crescente interesse nos assuntos de comportamento financeiro e a importância deste saber na formação integral do aluno, acredita-se valorosa a abordagem deste tema no ambiente escolar. Para tanto, neste trabalho definiu-se direcionar a Educação Financeira aos alunos do ensino médio técnico subsequente por ser uma temática atual e relevante para esses estudantes, que em sua maioria buscam a qualificação técnica para uma posição no mercado de trabalho, cabendo à educação integral a congruência entre a capacitação técnica ao mercado de trabalho e a formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade capitalista. A sequência didática foi elaborada a partir da metodologia de ensino de conteúdos atitudinais da unidade didática 4 por Zabala (1998). Segundo o autor, essa unidade persegue a formação integral do estudante, trabalhando explicitamente as diferentes capacidades da pessoa. A proposta de ensino apresentada não foi ainda aplicada em sala de aula, no entanto, foi validada por pares, tendo sua avaliação aprovada pelos docentes, que identificaram no material potencialidades que contribuem com a prática docente no ensino de Educação Financeira em sala de aula, voltada para formação integral do aluno, para que se tornem cidadãos mais conscientes e críticos no que tange a responsabilidade e consequências de suas decisões financeiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13.863 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino; educação financeira; formação integral; sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Sequência didática em educação financeira: uma proposta com vídeos para sala de aula | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO CELLE_final.pdf | 13,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644302/2/PRODUTO CELLE_final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons