Sequência didática em educação financeira: uma proposta com vídeos para sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBelchior, Celle Cristianne Mendes Evangelista-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Cleilton Sampaio de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-27T14:20:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-27T14:20:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-27-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644302-
Resumo: dc.description.abstractPara que a educação financeira seja realidade dentro da sala de aula, os professores precisam ser convencidos da importância de lecionarem o tema, bem como receber formação e materiais adequados. O presente artigo, de caráter qualitativo, pretende apresentar aos docentes uma sequência didática para o ensino de educação financeira utilizando-se abordagem dos temas com exibição de vídeos em sala de aula para discussão e aprendizado. Considerando o crescente interesse nos assuntos de comportamento financeiro e a importância deste saber na formação integral do aluno, acredita-se valorosa a abordagem deste tema no ambiente escolar. Para tanto, neste trabalho definiu-se direcionar a Educação Financeira aos alunos do ensino médio técnico subsequente por ser uma temática atual e relevante para esses estudantes, que em sua maioria buscam a qualificação técnica para uma posição no mercado de trabalho, cabendo à educação integral a congruência entre a capacitação técnica ao mercado de trabalho e a formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade capitalista. A sequência didática foi elaborada a partir da metodologia de ensino de conteúdos atitudinais da unidade didática 4 por Zabala (1998). Segundo o autor, essa unidade persegue a formação integral do estudante, trabalhando explicitamente as diferentes capacidades da pessoa. A proposta de ensino apresentada não foi ainda aplicada em sala de aula, no entanto, foi validada por pares, tendo sua avaliação aprovada pelos docentes, que identificaram no material potencialidades que contribuem com a prática docente no ensino de Educação Financeira em sala de aula, voltada para formação integral do aluno, para que se tornem cidadãos mais conscientes e críticos no que tange a responsabilidade e consequências de suas decisões financeiras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13.863 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectensino; educação financeira; formação integral; sequência didáticapt_BR
Título: dc.titleSequência didática em educação financeira: uma proposta com vídeos para sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons