Guia Didático – orientações pedagógicas para a aplicação da História em Quadrinhos: Pura Ostentação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Ceará - IFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Kayciane Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Bárbara Suellen Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-26T20:01:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-26T20:01:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático – orientações pedagógicas para a aplicação da História em Quadrinhos - Pura Ostentaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644298-
Resumo: dc.description.abstractEste guia didático contém a História em Quadrinhos (HQ) intitulada “Pura Ostentação” que é fruto da pesquisa “História em Quadrinhos na educação para o consumo: uma abordagem crítica e emancipatória no Ensino Médio Integrado” desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFCE) e sugestiona como pode ser aplicada no contexto remoto, podendo ser adaptada à forma presencial. É importante ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe “Educação para o Consumo” como tema integrador contemporâneo que deve ser explorada de forma contextualizada e transversal nos currículos de toda a Educação Básica. A abordagem da Educação para o Consumo é urgente no processo de formação dos alunos do Ensino Médio, uma vez que pode representar um espaço de reflexão acerca dos valores consumistas da sociedade atual disseminados pelo sistema capitalista, bem como apresentar suas contradições como a exploração e a desigualdade social. A HQ destaca a grande influência dos meios midiáticos, especialmente, as redes sociais no processo de formação da subjetividade dos jovens e os valores culturais disseminados que evidenciam a mercantilização da felicidade. Ademais, a HQ aponta os efeitos da obsolescência programada para o meio ambiente e sugestiona possibilidades para a sustentabilidade. É oportuno destacar que a HQ apresenta situações que podem ser identificadas pelos estudantes e a proposta deve ser adaptada à realidade dos discentes. A HQ apresenta uma linguagem leve e descontraída e tem o potencial de contribuir para uma aprendizagem significativa e prazerosa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.169 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCapitalismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o consumopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Título: dc.titleGuia Didático – orientações pedagógicas para a aplicação da História em Quadrinhos: Pura Ostentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons