Geomorfologia e Geografia Escolar: o Ciclo Geográfico Davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Alcione Luis Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-23T19:10:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-23T19:10:34Z-
Data de envio: dc.date.issued1999-09-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80958-
identificador: dc.identifier.other144272.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644282-
Resumo: dc.description.abstractAs idéias cíclicas de William Morris Davis (1850-1934) influenciaram decisivamente a Geomorfologia, durante pelo menos a primeira metade do presente século. Assim sendo, pretende-se mostrar como um sistema teórico, que era predominante na Geomorfologia, foi transposto para o ensino escolar, ou seja, como um conteúdo acadêmico é incorporado ao ensino escolar. Para tanto, evidencia-se a opinião de alguns autores sobre a relação entre o conteúdo acadêmico e o conteúdo escolar, de uma forma geral, e de forma específica na Geografia. Ainda, visando contextualizar a situação do ensino escolar do relevo, principalmente nas últimas décadas, foram compilados levantamentos e pesquisas, além de esboçar-se alguns prognósticos em relação aos conteúdos escolares da Geomorfologia. Para verificar a influência davisiana, optamos pelos manuais de metodologia do ensino, pois estes têm uma abrangência muito grande quanto à sua utilização, em função da diversidade dos seus usuários, que abrangem professores da educação básica até o ensino superior e alunos dos cursos que formam professores, além de outros profissionais envolvidos com os processos de ensino-aprendizagem, tais como psicólogos e pedagogos. Selecionamos os manuais de metodologia do ensino de Geografia, em língua portuguesa, utilizados no Brasil, e que deveriam ter data de edição posterior a 1899, ano da publicação do The geographical cycle. A amostra compreendeu manuais publicados de 1925 a 1993. Coletaram-se os termos e referências bibliográficas concernentes ao ciclo geográfico. Constatou-se que houve influência das idéias cíclicas davisianas, e que considerando-se o intervalo cronológico entre as datas de publicação dos manuais, perdurou por 56 anos. Essa influência inicia-se com o Methodologia do ensino geographico, editado em 1925, mas que têm um de seus capítulos, em que sucederam ocorrências cíclicas, divulgado em 1922. E finda com o Manual da Unesco para o ensino da Geografia, em 1978.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.995Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectrelevopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino do relevopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeomorfologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeomorfologia escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de geomorfologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação geomorfológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWilliam Morris Davispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteoria do ciclo de erosãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectciclo de erosãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmanuais de metodologia do ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeografia escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectteoria do ciclo geográfico de erosãopt_BR
Título: dc.titleGeomorfologia e Geografia Escolar: o Ciclo Geográfico Davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons