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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Alcione Luis Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-23T19:10:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-23T19:10:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1999-09-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80958 | - |
identificador: dc.identifier.other | 144272.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644282 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As idéias cíclicas de William Morris Davis (1850-1934) influenciaram decisivamente a Geomorfologia, durante pelo menos a primeira metade do presente século. Assim sendo, pretende-se mostrar como um sistema teórico, que era predominante na Geomorfologia, foi transposto para o ensino escolar, ou seja, como um conteúdo acadêmico é incorporado ao ensino escolar. Para tanto, evidencia-se a opinião de alguns autores sobre a relação entre o conteúdo acadêmico e o conteúdo escolar, de uma forma geral, e de forma específica na Geografia. Ainda, visando contextualizar a situação do ensino escolar do relevo, principalmente nas últimas décadas, foram compilados levantamentos e pesquisas, além de esboçar-se alguns prognósticos em relação aos conteúdos escolares da Geomorfologia. Para verificar a influência davisiana, optamos pelos manuais de metodologia do ensino, pois estes têm uma abrangência muito grande quanto à sua utilização, em função da diversidade dos seus usuários, que abrangem professores da educação básica até o ensino superior e alunos dos cursos que formam professores, além de outros profissionais envolvidos com os processos de ensino-aprendizagem, tais como psicólogos e pedagogos. Selecionamos os manuais de metodologia do ensino de Geografia, em língua portuguesa, utilizados no Brasil, e que deveriam ter data de edição posterior a 1899, ano da publicação do The geographical cycle. A amostra compreendeu manuais publicados de 1925 a 1993. Coletaram-se os termos e referências bibliográficas concernentes ao ciclo geográfico. Constatou-se que houve influência das idéias cíclicas davisianas, e que considerando-se o intervalo cronológico entre as datas de publicação dos manuais, perdurou por 56 anos. Essa influência inicia-se com o Methodologia do ensino geographico, editado em 1925, mas que têm um de seus capítulos, em que sucederam ocorrências cíclicas, divulgado em 1922. E finda com o Manual da Unesco para o ensino da Geografia, em 1978. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.995Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | relevo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino do relevo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geomorfologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geomorfologia escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de geomorfologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação geomorfológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | William Morris Davis | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teoria do ciclo de erosão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ciclo de erosão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | manuais de metodologia do ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geografia escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | teoria do ciclo geográfico de erosão | pt_BR |
Título: dc.title | Geomorfologia e Geografia Escolar: o Ciclo Geográfico Davisiano nos manuais de metodologia do ensino (1925-1993) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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