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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Irenilza Gomes Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-23T18:55:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-23T18:55:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | BACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644267 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho versa sobre a contribuição da produção musical de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, observando a participação deste artista nos movimentos de defesa da floresta e na discussão da condição das classes marginalizadas no Estado do Acre, no período de 1970 a 1988. Uma das questões analisadas diz respeito à participação deste compositor no Festival Acreano de Música Popular - FAMP e a efervescência cultural no Acre nas décadas de 1970 e 1980. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas etapas: a primeira, envolveu trabalho de campo, com visitas aos acervos históricos de Rio Branco e à Sala de Memória Bacurau; e a segunda, de cunho bibliográfico, envolveu a análise sociológica das letras das músicas de Francisco Augusto Vieira Nunes. Como fonte teórica principal, recorremos às ideias de Lucy Green (1997), a fim de direcionar a análise sociológica das letras das músicas de Bacurau. Como resultado deste trabalho, encontramos uma produção musical riquíssima, que mostra toda a complexidade de atuação deste militante social em vários campos. Bacurau produziu músicas que falam sobre o cotidiano dos seringueiros e os conflitos de terras que se seguiram após a transformação dos seringais em fazendas agropecuárias; as desigualdades sociais e a necessidade de conscientização do povo; sobre a religiosidade do caboclo amazônico; a discriminação enfrentada pelos hansenianos; além de enfatizar em suas letras a temática do amor. Bacurau foi um músico que soube contar com singeleza e simplicidade seu contexto social e cultural, enriquecendo o fazer musical no Estado do Acre. Palavras-chave: Bacurau, movimentos sociais, Sociologia da Música. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,78Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Bacurau | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia da Música | pt_BR |
Título: dc.title | BACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA Uma visão etnográfica da contribuição musical de Francisco Augusto Vieira Nunes (Bacurau) para os movimentos sociais no Acre (1972-1993) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Música | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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BACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644267/2/BACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA.pdfDownload |
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