BACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA Uma visão etnográfica da contribuição musical de Francisco Augusto Vieira Nunes (Bacurau) para os movimentos sociais no Acre (1972-1993)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIrenilza Gomes Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-23T18:55:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-23T18:55:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-23-
identificador: dc.identifier.otherBACURAU E A MÚSICA NA FLORESTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644267-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho versa sobre a contribuição da produção musical de Francisco Augusto Vieira Nunes, o Bacurau, observando a participação deste artista nos movimentos de defesa da floresta e na discussão da condição das classes marginalizadas no Estado do Acre, no período de 1970 a 1988. Uma das questões analisadas diz respeito à participação deste compositor no Festival Acreano de Música Popular - FAMP e a efervescência cultural no Acre nas décadas de 1970 e 1980. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas etapas: a primeira, envolveu trabalho de campo, com visitas aos acervos históricos de Rio Branco e à Sala de Memória Bacurau; e a segunda, de cunho bibliográfico, envolveu a análise sociológica das letras das músicas de Francisco Augusto Vieira Nunes. Como fonte teórica principal, recorremos às ideias de Lucy Green (1997), a fim de direcionar a análise sociológica das letras das músicas de Bacurau. Como resultado deste trabalho, encontramos uma produção musical riquíssima, que mostra toda a complexidade de atuação deste militante social em vários campos. Bacurau produziu músicas que falam sobre o cotidiano dos seringueiros e os conflitos de terras que se seguiram após a transformação dos seringais em fazendas agropecuárias; as desigualdades sociais e a necessidade de conscientização do povo; sobre a religiosidade do caboclo amazônico; a discriminação enfrentada pelos hansenianos; além de enfatizar em suas letras a temática do amor. Bacurau foi um músico que soube contar com singeleza e simplicidade seu contexto social e cultural, enriquecendo o fazer musical no Estado do Acre. Palavras-chave: Bacurau, movimentos sociais, Sociologia da Música.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,78Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectBacuraupt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologia da Músicapt_BR
Título: dc.titleBACURAU E A MÚSICA NA FLORESTA Uma visão etnográfica da contribuição musical de Francisco Augusto Vieira Nunes (Bacurau) para os movimentos sociais no Acre (1972-1993)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Músicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTCCpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons