Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BATISTA, EDNEIA APARECIDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ADILSON RIBEIRO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, HEMERSON SOARES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-21T18:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-21T18:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | Orientação profissional: aprendendo a ser e a escolher : manual para orientadores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644256 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente o mundo do trabalho vem passando por rápidas e constantes transformações, devido principalmente ao grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o que tem interferido sobremaneira na necessidade de redirecionamento da vida dos seres humanos. Dessa forma, cada vez mais são exigidas novas habilidades e competências dos indivíduos que necessitam ser protagonistas deste cenário. Para os jovens estudantes do ensino médio, este contexto e os possíveis questionamentos daí advindos se mostram como aspectos integrantes nos seus caminhos pela busca de identidade e realização, sendo a escola local importante de construção de debates, possibilidades de informações e orientações para que possam refletir e ter condições de efetivarem escolhas apropriadas ao seu momento atual de vida, quando se trata do seu futuro profissional.Assim, este manual é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada “Escolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em Orientação Profissional”, que buscou mapear as representações sociais dos estudantes do ensino médio da EPT com relação à escolha da profissão com o intuito de sugerir uma intervenção em Orientação Profissional, para os jovens do ensino médio das escolas de educação básica, em consonância com suas aspirações e desejos. O objetivo é que esta proposta de intervenção possa contribuir de maneira efetiva na inserção da Orientação Profissional na escola e possa atender à demanda dos estudantes do ensino médio no que se refere à escolha profissional e à inserção no mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4.547MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. Educação profissional. Escolha da profissão. Orientação profissional | pt_BR |
Título: dc.title | Orientação profissional: aprendendo a ser e a escolher : manual para orientadores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Séries finais da educação básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pode ser aplicado nas diferentes disciplinas do ensino médio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - aprendendo a SER e a ESCOLHER.pdf | 4,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644256/2/ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - aprendendo a SER e a ESCOLHER.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons