Orientação profissional: aprendendo a ser e a escolher : manual para orientadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Minas Geraispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA, EDNEIA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ADILSON RIBEIRO DE-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, HEMERSON SOARES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-21T18:16:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-21T18:16:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-21-
identificador: dc.identifier.otherOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher : manual para orientadorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644256-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente o mundo do trabalho vem passando por rápidas e constantes transformações, devido principalmente ao grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o que tem interferido sobremaneira na necessidade de redirecionamento da vida dos seres humanos. Dessa forma, cada vez mais são exigidas novas habilidades e competências dos indivíduos que necessitam ser protagonistas deste cenário. Para os jovens estudantes do ensino médio, este contexto e os possíveis questionamentos daí advindos se mostram como aspectos integrantes nos seus caminhos pela busca de identidade e realização, sendo a escola local importante de construção de debates, possibilidades de informações e orientações para que possam refletir e ter condições de efetivarem escolhas apropriadas ao seu momento atual de vida, quando se trata do seu futuro profissional.Assim, este manual é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada “Escolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em Orientação Profissional”, que buscou mapear as representações sociais dos estudantes do ensino médio da EPT com relação à escolha da profissão com o intuito de sugerir uma intervenção em Orientação Profissional, para os jovens do ensino médio das escolas de educação básica, em consonância com suas aspirações e desejos. O objetivo é que esta proposta de intervenção possa contribuir de maneira efetiva na inserção da Orientação Profissional na escola e possa atender à demanda dos estudantes do ensino médio no que se refere à escolha profissional e à inserção no mundo do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.547MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação. Educação profissional. Escolha da profissão. Orientação profissionalpt_BR
Título: dc.titleOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher : manual para orientadorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSéries finais da educação básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePode ser aplicado nas diferentes disciplinas do ensino médiopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons