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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Allyson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-17T17:13:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-17T17:13:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | AllysonSouza_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644157 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ensino da História tudo pode servir de objeto de estudo, de construções e objetos antigos a discursos e comportamentos atuais, os quais contribuem para um entendimento não só de sociedades passadas, mas como a nossa própria sociedade entende e representa aquelas que a antecederam. Jogos eletrônicos também podem ser incluídos na categoria de "artefatos" históricos, tal como um vaso grego do século V a.C., e pelos mesmos motivos: é fruto de uma sociedade que dispõe de uma dada tecnologia no tempo da produção desse artefato e que está inserido dentro de um contexto social, político e econômico específico. Com base nessa proposição, nossa pesquisa apresenta uma parte da história dos videogames, de seu surgimento ao ponto em que se consolidaram no mercado de entretenimento, depois discute e analisa narrativas históricas específicas encontradas em alguns jogos comerciais, que podem ser utilizados no ensino de História, e, por fim, traz uma reflexão geral a respeito dos potenciais desses jogos. No que diz respeito aos objetivos específicos pretendemos fazer o aluno (I) perceber como um passado distante é apresentado e representado por pessoas de uma época bem posterior e que a seleção de fatos e personagens não pode mudar o passado, mas pode ressignificá-lo sob outras óticas; (II) relacionar conceitos desenvolvidos em sala de aula com as situações encontradas no jogo; (III) colocar a diversão como um elemento cativante no processo de ensino-aprendizagem de assuntos presentes no conteúdo programático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,07MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Videogames; Narrativa Histórica; Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | História em jogo: do joystick à sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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AllysonSouza_DissertaçãoFinal.pdf | 9,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644157/2/AllysonSouza_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
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