História em jogo: do joystick à sala de aula.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Allyson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-17T17:13:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-17T17:13:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherAllysonSouza_DissertaçãoFinalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644157-
Resumo: dc.description.abstractNo ensino da História tudo pode servir de objeto de estudo, de construções e objetos antigos a discursos e comportamentos atuais, os quais contribuem para um entendimento não só de sociedades passadas, mas como a nossa própria sociedade entende e representa aquelas que a antecederam. Jogos eletrônicos também podem ser incluídos na categoria de "artefatos" históricos, tal como um vaso grego do século V a.C., e pelos mesmos motivos: é fruto de uma sociedade que dispõe de uma dada tecnologia no tempo da produção desse artefato e que está inserido dentro de um contexto social, político e econômico específico. Com base nessa proposição, nossa pesquisa apresenta uma parte da história dos videogames, de seu surgimento ao ponto em que se consolidaram no mercado de entretenimento, depois discute e analisa narrativas históricas específicas encontradas em alguns jogos comerciais, que podem ser utilizados no ensino de História, e, por fim, traz uma reflexão geral a respeito dos potenciais desses jogos. No que diz respeito aos objetivos específicos pretendemos fazer o aluno (I) perceber como um passado distante é apresentado e representado por pessoas de uma época bem posterior e que a seleção de fatos e personagens não pode mudar o passado, mas pode ressignificá-lo sob outras óticas; (II) relacionar conceitos desenvolvidos em sala de aula com as situações encontradas no jogo; (III) colocar a diversão como um elemento cativante no processo de ensino-aprendizagem de assuntos presentes no conteúdo programático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,07MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoria; Ensino de História; Videogames; Narrativa Histórica; Ensino-Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleHistória em jogo: do joystick à sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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