
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Jardim, Cleidiane Aparecida da Costa Rocha | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marcelino, Valéria de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-17T16:34:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-17T16:34:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Cleidiane Aparecida da Costa Rocha Jardim | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644156 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este caderno pedagógico foi elaborado com o intuito de divulgar a importância de se trabalhar o tema Gravidez na Adolescência nas escolas, de forma contextualizada e lúdica, conferindo maior significado ao conteúdo e possibilitando um aprendizado mais prazeroso aos envolvidos. Tratase, portanto, de um caderno de apoio à sua prática pedagógica elaborado como parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense, que prevê a elaboração de um Produto Educacional. Por definição um Produto Educacional é uma oportunidade de reflexão sobre um problema educacional encontrado pelo professor ao longo de sua atuação profissional (OSTERMAN E REZENDE, 2009). Essa reflexão é o ponto de partida para o surgimento de novas práticas educacionais, com base em investigações e discussões sobre a temática (OSTERMAN E REZENDE, 2009). Nessa linha, Moreira et al. (2018) argumentam que a elaboração dos Produtos Educacionais é uma forma de superar a hegemonia dos livros didáticos, que apesar de ter benefícios, dificilmente contemplam todas as demandas dos alunos principalmente em temas de relevância social como a Gravidez na Adolescência. Particularmente no ensino de ciências naturais, a elaboração dos Produtos Educacionais pode oferecer aos professores a possibilidade de fazer um ensino compatível com a realidade das escolas, integrando os conteúdos às muitas áreas as quais eles estão conectados: políticas, pedagógicas e epistemológicas (MOREIRA et al., 2018). A escolha do tema Gravidez na Adolescência surgiu como uma inquietação pessoal a partir da experiência como professora de Biologia, que em sua trajetória profissional pode presenciar a evasão de alunas e alunos por ocasião de uma gravidez precoce. A motivação inicial torna-se relevante pelo fato de a Gravidez na Adolescência ser um assunto de grande importância para a sociedade nos mais diversos segmentos, como: educacionais, familiares e da saúde. Essa importância generalizada ocorre porque todos esses setores são afetados de alguma maneira por ocasião de uma gravidez não planejada. Nesse sentido, a proposta deste caderno é apresentar uma estratégia para se desenvolver essa temática apoiada em uma metodologia de ensino problematizadora e fazendo-se uso de recursos tecnológicos digitais. Tal proposta aqui apresentada na forma de Sequência Didática (SD), foi aplicada à alunos da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro, sob orientação da professora Valéria de Souza Marcelino. Portanto, a leitura deste caderno pedagógico o levará a conhecer (ou conhecer melhor) a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e ampliar seus conhecimentos sobre o tema Gravidez na Adolescência. Desejo que ele contribua para melhorias em sua prática pedagógica, tornando-a mais crítica, reflexiva e contextualizada, além de ser uma fonte de atualização de conhecimentos, tão importante na profissão docente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7760KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Gravidez na adolescência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da problematização | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| Título: dc.title | Problematizando a gravidez na adolescência: Professor vamos trabalhar esse tema? | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE revisado.pdf | Produto Educacional | 7.76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644156/2/PE revisado.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons