Problematizando a gravidez na adolescência: Professor vamos trabalhar esse tema?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJardim, Cleidiane Aparecida da Costa Rocha-
Autor(es): dc.contributor.authorMarcelino, Valéria de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-17T16:34:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-17T16:34:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto Cleidiane Aparecida da Costa Rocha Jardimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644156-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno pedagógico foi elaborado com o intuito de divulgar a importância de se trabalhar o tema Gravidez na Adolescência nas escolas, de forma contextualizada e lúdica, conferindo maior significado ao conteúdo e possibilitando um aprendizado mais prazeroso aos envolvidos. Tratase, portanto, de um caderno de apoio à sua prática pedagógica elaborado como parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal Fluminense, que prevê a elaboração de um Produto Educacional. Por definição um Produto Educacional é uma oportunidade de reflexão sobre um problema educacional encontrado pelo professor ao longo de sua atuação profissional (OSTERMAN E REZENDE, 2009). Essa reflexão é o ponto de partida para o surgimento de novas práticas educacionais, com base em investigações e discussões sobre a temática (OSTERMAN E REZENDE, 2009). Nessa linha, Moreira et al. (2018) argumentam que a elaboração dos Produtos Educacionais é uma forma de superar a hegemonia dos livros didáticos, que apesar de ter benefícios, dificilmente contemplam todas as demandas dos alunos principalmente em temas de relevância social como a Gravidez na Adolescência. Particularmente no ensino de ciências naturais, a elaboração dos Produtos Educacionais pode oferecer aos professores a possibilidade de fazer um ensino compatível com a realidade das escolas, integrando os conteúdos às muitas áreas as quais eles estão conectados: políticas, pedagógicas e epistemológicas (MOREIRA et al., 2018). A escolha do tema Gravidez na Adolescência surgiu como uma inquietação pessoal a partir da experiência como professora de Biologia, que em sua trajetória profissional pode presenciar a evasão de alunas e alunos por ocasião de uma gravidez precoce. A motivação inicial torna-se relevante pelo fato de a Gravidez na Adolescência ser um assunto de grande importância para a sociedade nos mais diversos segmentos, como: educacionais, familiares e da saúde. Essa importância generalizada ocorre porque todos esses setores são afetados de alguma maneira por ocasião de uma gravidez não planejada. Nesse sentido, a proposta deste caderno é apresentar uma estratégia para se desenvolver essa temática apoiada em uma metodologia de ensino problematizadora e fazendo-se uso de recursos tecnológicos digitais. Tal proposta aqui apresentada na forma de Sequência Didática (SD), foi aplicada à alunos da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiro, sob orientação da professora Valéria de Souza Marcelino. Portanto, a leitura deste caderno pedagógico o levará a conhecer (ou conhecer melhor) a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e ampliar seus conhecimentos sobre o tema Gravidez na Adolescência. Desejo que ele contribua para melhorias em sua prática pedagógica, tornando-a mais crítica, reflexiva e contextualizada, além de ser uma fonte de atualização de conhecimentos, tão importante na profissão docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7760KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGravidez na adolescênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia da problematizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
Título: dc.titleProblematizando a gravidez na adolescência: Professor vamos trabalhar esse tema?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologiaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
PE revisado.pdfProduto Educacional7.76 MBAdobe PDF/bitstream/capes/644156/2/PE revisado.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons