Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nolasco, Mariane de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Dantas, Aleksandre Saraiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-16T18:18:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-16T18:18:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | LITERATURA E MATEMÁTICA - LENDO E RESOLVENDO PROBLEMAS: TRABALHANDO O CONTEÚDO DIVISÃO A PARTIR DE HISTÓRIAS LITERÁRIAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644124 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta sequência didática foi criada com o objetivo de apresentar algumas atividades matemáticas do conteúdo de divisão para turmas de 4° ano do Ensino Fundamental. As tarefas propostas foram pensadas a partir de uma perspectiva interdisciplinar segundo a qual a matemática poderá ser trabalhada em conexão com a literatura, possibilitando, assim, que as situações-problema propostas durante as aulas dessa disciplina sejam ligadas a um contexto, buscando levar para as salas de aula um saber menos fragmentado e mais conectado com o mundo e a realidade vivenciada pelo educando, apresentando, dessa maneira, uma aprendizagem mais significativa para ele. Como diz Rocha (2005, p. 77), “[...] o significado da Matemática para o aluno passa a ser adquirido por meio das conexões que ele estabelece entre esta disciplina e as demais, entre o aluno e o seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos”. Esse produto educacional está estruturado em três unidades. A unidade 01 está intitulada “Uma introdução ao conteúdo divisão”, na qual apresento algumas ideias para introduzir o conteúdo de divisão, partindo da história “O início das viagens”. A unidade 02 tem como nome: “Divisão: Aprendendo de forma lúdica essa operação”, na qual teremos sugestões de atividades de caráter mais lúdico, para trabalhar as operações de divisão de forma concreta em conexão com a narrativa “A viagem à Ilha da luz”. Por fim, temos a unidade 03, cujo título é “Abrindo portas: criando viagens construindo novos problemas”, a qual enfoca a elaboração de problemas em conectividade com a aventura “Viagem à terra dos incompletos”. Nossas sugestões têm o objetivo de servir para aplicação em sala de aula, bem como propiciar a reflexão dos educadores sobre as possibilidades de se utilizar a literatura como potencializadora na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Desejamos que, quando nossas propostas de atividades e histórias se esgotarem, o educador busque outras tantas histórias para incrementar suas 05 aulas. É preciso salientar que ao fazermos essa sequência não tratamos de todos os conceitos ligados à divisão que devem ser ensinados aos educandos, a exemplo do conceito de resto, divisões inexatas, dentre outros. Apenas enveredamos para apresentação mais superficial do conteúdo, ligado à resolução de problemas. Acreditamos que utilizar a literatura é uma de tantas metodologias das quais o educador poderá se valer para tornar suas aulas mais prazerosas e dinâmicas. É necessário destacar que, embora tenhamos pensado as atividades para uma turma de 4° ano, o professor que almejar utilizá-las em suas salas de aula deverá verificar se a turma na qual leciona consegue acompanhar o nível das questões propostas e, caso julgue necessário, adaptá-las à sua realidade, pois nossa maior busca ao procurar novas alternativas metodológicas para o Ensino da Matemática é despertar o prazer de aprender. Nas palavras de D’ambrosio (2012, p. 77), “[...] o ideal é aprender com prazer ou o prazer de aprender”. É buscando possibilitar ideias para ensinar e aprender matemática de forma prazerosa que surge este produto educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divisão - Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias Literárias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Título: dc.title | LITERATURA E MATEMÁTICA: LENDO E RESOLVENDO PROBLEMAS: TRABALHANDO O CONTEÚDO DIVISÃO A PARTIR DE HISTÓRIAS LITERÁRIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE MARIANE - revisado 14 de dezembro.pdf | 5,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644124/2/TRABALHO DE MARIANE - revisado 14 de dezembro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons