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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kathilene Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-17T12:55:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-17T12:55:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | VÍDEO PARA O ENSINO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644113 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), vem aumentando amplamente no ambiente escolar, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem para a vida e o desenvolvimento integral das habilidades comunicativas. Apropriar-se desses recursos, nos aspectos epistemológicos e instrumentais, possibilita uma melhoria no trabalho pedagógico. Desta forma, desenvolver recursos midiáticos proporciona condições para o professor enriquecer suas aulas e melhorar o processo de ensino (MARTINS et al., 2020). O Produto Técnico Educacional (PTE) aqui apresentado é parte de pesquisa de mestrado profissional e corresponde a um vídeo educativo intitulado, “Vídeo para o ensino da Higienização das Mãos” desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Sua finalidade é instrumentalizar o ensino da Higienização das Mãos (HM), voltado à graduação em Fisioterapia, mas poderá ser utilizado posteriormente por profissionais, alunos e professores de outros cursos na área da Saúde. Aqui, o PTE é apresentado de forma a contribuir com o ensino da Higienização das Mãos (HM) voltado aos professores, alunos e profissionais da área da Saúde de forma mais atrativa, dinâmica e participativa, o que o torna estrategicamente um recurso importante na fixação desse conteúdo. Sabe-se que a sociedade é marcada por processo de mudanças constantes, principalmente pelas inúmeras inovações tecnológicas vinculadas ao ensino. Esboça-se um cenário onde as tecnologias tornam-se rotineiras na vida dos alunos, reforçando a necessidade do professor repensar não somente sobre “o que” ele ensina mas, sobretudo, “como” ele ensina (GÓES et al., 2018). É importante que o professor tenha domínio e demonstre interesse por tecnologias, questione continuamente sua prática pedagógica, de modo a considerar diversos contextos, contando com subsídios para fundamentar suas decisões e selecionando práticas adequadas para situações específicas e contextos do cotidiano (MARTINS et al., 2020). A utilização das TDIC, quando aplicadas de maneira correta, favorece o ensino da HM e estimula o interesse dos alunos de forma crítica e reflexiva. Segundo Guerra et al. (2017), as constantes mudanças de padrões tecnológicos na sociedade moderna geram a necessidade dos professores aperfeiçoarem suas práticas pedagógicas, para que o processo de ensino e de aprendizagem acompanhe essas mudanças. O vídeo em questão apresenta-se como recurso audiovisual e educativo, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos para um aprendizado mais efetivo, principalmente, por que a HM é um procedimento preventivo e prática indispensável para o controle da transmissão de microorganismos patogênicos pelas mãos (BRASIL, 2018). A transmissão de agentes infecciosos nosocomiais ocorre mais frequentemente pelas mãos de profissionais da área da Saúde. As Infecções Relacionadas na Áreas da Saúde (IRAS) são normalmente adquiridas após admissão do paciente e surgem durante a internação ou após a alta, relacionando-se aos procedimentos da assistência. Estudo de Silva e Rossato (2017) evidencia a importância da conscientização dos profissionais de saúde em relação ao valor da HM como forma de prevenção eficaz que evita a disseminação de inúmeros microrganismos. Destaca ainda que a adoção desta prática já durante a graduação de cursos da Saúde tem demonstrado ser mais eficaz e, posteriormente, como formação continuada no ambiente de trabalho por meio de intervenções formativas específicas para cada área, com a utilização de diferentes recursos didáticos audiovisuais que facilitem a fixação de suas etapas. No atual cenário pandêmico da covid-19, as recomendações de medidas preventivas foram e continuam sendo amplamente divulgadas na mídia televisiva online e impressa, rádios e outros veículos de comunicação em massa, alertando a população mundial sobre a incorporação de procedimentos sanitários básicos e de fundamental importância no controle da transmissão do novo coronavírus. A HM está entre esses procedimentos, sendo intensamente reafirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no Brasil, corroborada pelo Ministério da Saúde (MS) (BRASIL, 2020). Acredita-se que a utilização do vídeo para instrumentalizar o procedimento da HM no ensino, por meio de uma sequência de atividades e textos científicos, traga facilidade no aprendizado dos alunos por se tratar de um procedimento asséptico reconhecido mundialmente no controle de IRAS (BRASIL, 2019). Esse PTE foi aplicado em uma Universidade Estadual localizada na região norte do Paraná, num curso de graduação em Fisioterapia, a graduandos do 2º ano, por meio de um curso ministrado pela plataforma Google Classroom®, com dois encontros síncronos de 4 horas cada e 12 horas complementares assíncronas. Portanto, estabeleceu-se como objetivo principal desta pesquisa o desenvolvimento de um vídeo educacional para facilitar o ensino da HM e difundir os conhecimentos entre alunos de Fisioterapia e demais interessados da área da Saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 753KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção Técnica Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Higienização das mãos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeo educativo | pt_BR |
Título: dc.title | VÍDEO PARA O ENSINO DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
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PTE_KATHILENE_versãofinal_02_12_21.pdf | 753,28 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/644113/2/PTE_KATHILENE_versãofinal_02_12_21.pdfDownload |
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