Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Carlos Alberto Machado da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Paes e Silva, Ivo José | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Carlos Alberto Alvares da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Carla Fernanda Alvares | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fábio Pacheco Estumano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-16T23:48:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-16T23:48:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://biodiversidade.netlify.app/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Biodiversidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644110 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A crescente autonomia dada ao indivíduo no processo de aprendizagem, possível graças à aplicação adequada da interatividade, deve ser encarada como um dos principais objetivos no desenvolvimento de materiais educacionais digitais, principalmente com relação aos objetos virtuais de aprendizagem. Os jogos digitais têm sido associados a vantagens em relação ao aprimoramento de aspectos cognitivos, já que exercitam habilidades relacionadas à atenção, melhorando o desempenho cognitivo e aprimorando a capacidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e de tomar decisões executivas. Este projeto visa a contribuir para o uso de NTICs (novas tecnologias de informação e comunicação) no ambiente escolar, como meio para o ensino de Biologia. Foi desenvolvido e aplicado um jogo multiplayer online de quiz, com 250 questões elaboradas a partir do conteúdo do livro Biodiversidade: genes – espécies – ecossistemas (ROCHA, C.A.M., 2018). O jogo fez uso de uma interface web-browser desenvolvida utilizando a stack Node.JS. Para a interface com o usuário foi utilizada a biblioteca de front-end React.JS amplamente utilizada para o desenvolvimento de sites responsivos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Disponível na web | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Genética | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
Título: dc.title | Biodiversidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Biologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons