Território a ser explorado: uma proposta de um guia para os museus da Baixada Fluminense (RJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, CARLOS HENRIQUE MILHONO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-16T19:53:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-16T19:53:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCarlos Henrique Milhono Campos-PROFHISTORIA UERJpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/644103-
Resumo: dc.description.abstractFrequentemente lembrada apenas como lugar periférico e violento, a Baixada Fluminense possui, no entanto, um rico passado histórico e uma grande diversidade cultural. Essa memória, entretanto, não é devidamente conhecida e valorizada, seja pelo poder público ou pela população local, uma vez que a região sofre com a falta de políticas de preservação do seu patrimônio histórico e cultural, muitas vezes em ruínas ou vias de desaparecimento, e com a carência de equipamentos culturais que representem, preservem, reflitam e divulguem esse patrimônio. Carência sim, mas não ausência. Por meio de pesquisa em publicações oficiais, sites e redes sociais conseguimos levantar mais de três dezenas de instituições museológicas, o foco desse trabalho, de tipologias variadas, existentes nos treze municípios que compõem esse território. Estas, de acordo com as novas concepções museológicas podem e devem atuar como polos de transformação social, democratização e inclusão, tendo como referencial o patrimônio cultural local. Diante disso, após analisarmos a trajetória dos museus no mundo e no Brasil, o desenvolvimento histórico da região e as relações entre Museu, Educação, História, e acreditando no potencial dos museus locais para o ensino de história, propomos a elaboração de um guia tendo como público-alvo preferencial os professores, para que estes possam conhecer, valorizar e planejar atividades educativas nesses e/ou com esses espaços, tendo como objetivo não apenas o estudo do passado da região, mas a reflexão sobre o presente e possibilidades de mudanças para seu futuro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.312 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMuseuspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBaixada Fluminensept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musealpt_BR
Título: dc.titleTerritório a ser explorado: uma proposta de um guia para os museus da Baixada Fluminense (RJ)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons