EXPOSIÇÃO VIRTUAL: RECADOS URBANOS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, SAMUEL RODRIGUES-
Autor(es): dc.contributor.authorMURCE FILHO, NEWTON FREIRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T21:50:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T21:50:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-17-
identificador: dc.identifier.otherEXPOSIÇÃO VIRTUAL: RECADOS URBANOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643977-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado ExposiçãoVirtual: recados urbanos é resultado de pesquisa realizada no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB), do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Nossa investigação ocorreu no ano de 2020, resultando na dissertação cujo título é: Intervenções Urbanas como Estratégia no Ensino de Artes Visuais: Experimentações artísticas no espaço público. Propomos este trabalho com intervenções urbanas, na tentativa de contribuir com uma discussão sobre seu potencial na escola. As intervenções urbanas são pensadas como campos de significação que atravessam um conjunto de relações históricas, políticas, econômicas, culturais, sociais e estéticas, cujos sentidos perpassam os processos nos quais se constituem. Para a realização desse trabalho, desenvolvemos a criação da disciplina eletiva “Intervenções Urbanas” com onze alunos do ensino médio do CEPAE. Nesse processo de ensino aprendizagem por meio de linguagens artísticas, entendendo o espaço público como espaço possível de construção de visualidades artísticas e questionadoras, buscamos uma maneira sistemática, teórica e prática de valorização do ensino das artes no espaço urbano, como uma ferramenta de potencialização na construção do conhecimento escolar, bem como discutir a intervenção urbana como formadora de senso crítico. Além disso, pretendemos criar possibilidades artístico-pedagógicas, gerando, como consequência, a atuação do aluno no espaço público. A pesquisa-ação é a base para sustentar a investigação, gerando um processo de investigação intervencionista, de elaboração e aplicação da produção artística, abrangendo estudos sobre os movimentos da arte contemporânea, mais especificamente, as intervenções urbanas e suas reverberações sociais, aliada a estudos da cultura visual no âmbito escolar. Tem-se como intenção refletir sobre manifestações artísticas, atentando-se ao olhar, sua produção, intervenção e suas conflitantes relações sociais. Palavras-chave: Ensino; Arte; Intervenção urbana; Espaço público.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,49 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWORDpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino; Arte; Intervenção urbana; Espaço público.pt_BR
Título: dc.titleEXPOSIÇÃO VIRTUAL: RECADOS URBANOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
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