OS CÍRCULOS DE DIÁLOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Cláudia Naiza da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T20:38:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T20:38:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-30-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestrado em sociologia UFCG - CLÁUDIA NAIZApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643955-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto de intervenção pedagógica foi executado durante o período de pandemia, tendo o ensino remoto como modelo emergencial. A proposta era desafiadora não só para a execução do projeto em si, como também para todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar, e, principalmente, para os alunos da rede pública. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino da Sociologia no ensino médio, tendo como foco uma educação para a vida a partir dos conteúdos curriculares da Sociologia, apresentando como recurso pedagógico as práticas de Círculos de Diálogos, visando a promover nos alunos sua capacidade crítica, dialógica e reflexiva. Para formular esta proposta de intervenção, sentimos a necessidade de apoiar-nos em diversas construções teóricas que, de alguma forma, demarcam pistas analíticas que orientaram nossa pesquisa. Autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas, Axel Honneth, e Anthony Giddens foram essenciais. Sobre a metodologia, pontuamos que este projeto de intervenção pedagógica aconteceu por meio do ensino remoto, com alunos do componente da Sociologia, do 2o Ano do ensino médio, matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Ascensão Cunha (FAC), escola pública, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, situada no Bairro dos Bancários, no município de João Pessoa. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa e de caráter exploratório, tendo como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica, documental e de pesquisa-ação. A intervenção pedagógica se dividiu em três fases: fase exploratória e de planejamento; fase de execução; e fase de análise do trabalho. A fase exploratória aconteceu no mês de abril de 2021, quando, de início, dialogamos com os professores, conhecemos os alunos e os temas trabalhados no componente da Sociologia. Na fase de execução, realizamos 10 (dez) aulas com o tema Cidadania, Política e Estado. Os encontros ocorreram por meio de aulas remotas, através do aplicativo Google Meet, com utilização do livro didático e adaptação do tema às práticas de Círculos de Diálogos, tudo isso fazendo uso de ferramentas tecnológicas de comunicação e didática remota, com metodologias ativas e habilidades cooperativas no ambiente virtual. Na fase da análise, foi possível perceber que os Círculos de Diálogos serviram para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além de criar conexões entre os participantes, favorecendo o reconhecimento mútuo, o pertencimento e o protagonismo, estimulando a capacidade de reflexão a respeito da vida e de sua realidade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCírculos de Diálogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReflexividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAgir Comunicativopt_BR
Título: dc.titleOS CÍRCULOS DE DIÁLOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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