COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EM CANAIS LITERÁRIOS DO YOUTUBE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorAbreu, Letícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-09T19:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-09T19:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.rfbeditora.com/ebooks-2020/ebook-72-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643949-
Resumo: dc.description.abstractSabendo que as investigações sobre a comunicação e a linguagem em mídias digitais são inevitáveis na sociedade atual e que a demanda por pesquisas nesse âmbito é algo importante, o presente livro é resultado de uma pesquisa monográfica qualitativa realizada para finalização do curso de licenciatura plena em Letras da Universidade Federal do Maranhão no ano de 2017. Como tudo na era da internet é dinâmico, a investigação passou por revisões e pequenas atualizações em 2020, principalmente no que tange o espaço de pesquisa, o site do Youtube, enquanto plataforma midiática e propagadora da língua oral e escrita. Nesse contexto, a obra apresenta uma análise sobre a comunicação em canais literários do Youtube e traça um panorama sobre a linguagem dos Booktubers (Internautas que publicam vídeos sobre Literatura no Youtube) com o propósito de mostrar como se constitui a linguagem em um grupo social dentro da plataforma, o principal ambiente de compartilhamento de vídeos na internet. Assim, verificou-se como os Booktubers estabelecem um modelo de comunicação com características linguísticas bem delineadas que refletem o modo como as pessoas se comportam em uma rede digital de vídeos, contribuindo para a ampliação dos estudos sobre a linguagem na Internet, área de pesquisa que se encontra em difusão. A investigação é fundamentada em teóricos que discutem a Linguagem em meio digital e a prática da conversação na web, como Marcuschi (1983, 1986, 1991), Castilho (1998), Recuero (2009), além de estudos sobre o Youtube na cultura contemporânea, como Burgess e Green (2009), Jeffman (2015) e Bañuelos (2009), dentre outros. Aliado a isso, como procedimento metodológico, utilizou-se, primeiramente, um levantamento bibliográfico, seleção do que já foi pesquisado sobre o objeto de estudo, leitura e fichamento do material existente, e em seguida, houve uma coleta de dados em cinco canais literários do Youtube. O livro está organizado em duas partes: a primeira situa e contextualiza o leitor sobre o tema abordado e a segunda consiste na apresentação dos resultados da investigação e uma reflexão teórica sobre a aplicação dos Booktubers no processo de ensino-aprendizagem da Literatura, principalmente. Desse modo, a pesquisa pode atuar como base para outros trabalhos sobre a língua em uso em variados nichos do Youtube, assim como em outras plataformas audiovisuais. Por fim, deixo um agradecimento especial aos meus pais e a minha orientadora de monografia, Prof.ª Drª Veraluce da Silva Lima, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e coordenadora do GPTECEN, Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ensino, do qual participei durante quase quatro anos, também vinculado ao Departamento de Letras da UFMA, pelo incentivo ao estudo da Linguagem na internet.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Título: dc.titleCOMUNICAÇÃO E LINGUAGEM EM CANAIS LITERÁRIOS DO YOUTUBEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons