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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Macêdo, Laécio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-09T13:26:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-09T13:26:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.rfbeditora.com/ebooks-2020/ebook-62 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643915 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O e-book Pesquisas em Temas de Ciências Humanas – Volume 2 é resultado de estudos de investigação realizados por jovens pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. São trabalhos que retratam as realidades vivenciadas pelos próprios autores em suas áreas de estudo, atuação e experiência profissional. Trata-se de uma coletânea de sete artigos que expressam a inserção dos autores no campo das ciências humanas e nos dá um panorama das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos na área da educação. No capítulo 1, os autores Cristina Silva, Ronan Gaia e Janine Rodrigues fazem uma reflexão sobre a representatividade e os impasses da capitalização da Educação Básica. Eles discutem as reverberações e consequências nas políticas de educação das relações étnico-raciais no Brasil. Por meio de uma revisão da literatura e de observações empíricas os autores concluem que não há espaço para a representatividade em instituições de ensino estruturados pelos interesses do capital e da lógica neoliberal que historicamente alimenta vieses pedagógicos no Brasil. No capítulo 2, Marcos Castelhano, Délis Benevides, Bruna Wanderley, Clara Silva e Pierre Oliveira-Filho analisaram a ética na era do hipermodernismo sob a ótica do filósofo e teórico francês Lipovetsky. Os autores avaliam que, nesse cenário, a ética passa a ser regida por uma ótica centrada no "eu", afetando a existência do sujeito e influenciando a forma como ele enxerga o mundo e a si mesmo, desenvolvendo uma ótica autocentrada. No capítulo 3, com o título Erotização Infantil em Meninas e suas Consequências no Desenvolvimento da Subjetividade, as pesquisadoras Joyce Paixão, Jussara Martins e Yasmin Santos investigaram a construção da subjetividade feminina analisando a maneira como as representações da figura da menina doce e ao mesmo tempo sedutora contribui na erotização infantil, construindo um processo de adultização precoce. As Concepções e Práticas de Professores e Gestores na Educação Infantil é o tema do capítulo 4. As autoras Célia Santos, Edivânia Barbosa e Lília Sousa analisam as concepções de formação e práticas de professores e gestores de instituições públicas do Município de Santarém - Pará que trabalham com Educação Infantil. As pesquisadoras realizaram uma reflexão crítica da prática pedagógica em função das percepções que se formulam acerca da sociedade, da educação, da escola e do próprio papel do docente e gestor da Educação Infantil nas atividades de ensino e no processo de aprendizagem. No capítulo 5, as pesquisadoras Líllian Ferreira e Ana Peixoto analisam relatos de experiência da transição do ensino presencial para a EAD. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior (IES) privada do estado de Alagoas. Os resultados apontam para a necessidade de formações e aprendizagens contínuas para os profissionais que atuam na docência online. A Produção de Sentidos na Atividade Lúdica do Corpo Humano com Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social é o tema de pesquisa de Aline Lima, Caroline Araújo, Leandro Gomes, Lisa Souza e Taynara Ribeiro relatada no capítulo 6. O lócus do estudo foi uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A práxis dos pesquisadores proporcionou aos adolescentes ações interventivas e criou um espaço de escuta e acolhimento que deu voz e vez a estes sujeitos para que pudessem externalizar as suas angústias. Paula Vecchi Rodrigues, no capítulo 7, relata sua pesquisa sobre o método teórico e prático “Ubuntu – Educação em Prosa” com o título Surya Social Método Ubuntu. Nessa pesquisa, itens como comportamento, adições culturais, contexto social, faixa etária, territorialização, formas de contato e particularidades do coletivo e indivíduos são devidamente analisados e avaliados pela autora. Espera-se que os estudos apresentados nesta coletânea sejam relevantes para futuras pesquisas de universitários e profissionais da educação que pretendem realizar estudos que contribuam para ampliar as discussões acerca das atividades de ensino, do processo de aprendizagem e das relações étnico-raciais na escola em todos os níveis de ensino. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS HUMANAS - VOLUME 2 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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