PESQUISAS EM TEMAS DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES - VOLUME 1

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Gustavo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-08T21:28:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-08T21:28:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.rfbeditora.com/ebooks-2020/ebook-51-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643902-
Resumo: dc.description.abstract“O homem é um ser que se criou a si próprio ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si próprio.” (Octávio Paz). A obra Pesquisas em Temas de Linguística, Letras e Artes é um convite para que professores de línguas, pesquisadores ou demais interessados em estudos linguísticos reflitam acerca da construção de sentidos Os autores abordam a importância de práticas contextualizados para o ensino linguístico de modo que os alunos tenham contato com a língua em sua vivacidade e mais diversas formas de manifestação. O artigo “Estratégias didáticas para a docência de música no Ensino Fundamental: Experiência de dois professores de música” discutem a importância do ensino de música para o Ensino Fundamental e através de uma observação-participante os autores colheram dois relatos de experiências de docentes que atuam com a disciplina. Em seguida, o artigo “Gêneros Discursivos/Textuais na Educação Básica: Sequência Didática como método” realiza uma revisão da literatura sobre gêneros textuais e apresentam a Sequência Didática como um método prático e contextualizado para que o professor de línguas trabalhe com gêneros em sua aula. Nesse contexto, o terceiro capítulo do volume apresenta práticas contextualizadas através da “Utilização de jogos eletrônicos para o ensino da Língua Inglesa: a visão dos alunos do Ensino Médio no município de Pedreiras – MA” no qual os autores evidenciam o olhar do corpo discente quanto às práticas de ensino da língua estrangeira. Em seguida, “Tramas do arquivo nas produções de Carolina Maria de Jesus e Enrique Vila-Matas” propõe uma leitura das obras Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus e Bartleby e Companhia, de Enrique Vila-Matas, considerando a noção de arquivo, conforme pressuposto por Jacques Derrida, como operador de leitura. Encerrando esse volume a seção “Influência dos sistemas de conhecimentos no nível de compreensão de alunos do nono ano do Ensino Fundamental” examina a influência dos níveis de conhecimentos no processo de compreensão leitora. Espera-se que os trabalhos aqui apresentados contribuam no sentido de promover novas perspectivas a campos de pesquisa que envolvam Linguísticas, Letras e Artes. Boa leitura a todospt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Título: dc.titlePESQUISAS EM TEMAS DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES - VOLUME 1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons