Diversidade sexual e de gênero: construir conhecimentos para desconstruir preconceitos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSTRAPAZZON, Jair Adriano-
Autor(es): dc.contributor.authorCESARO, Humberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-07T13:15:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-07T13:15:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-07-
identificador: dc.identifier.otherDiversidade Sexual e de Gênero: construir conhecimentos para desconstruir preconceitospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643836-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional foi elaborado na forma de um livro digital intitulado: Diversidade Sexual e de Gênero: construir conhecimentos para desconstruir preconceitos. O livro tem como objetivo principal subsidiar os(as) agentes educacionais dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC) com conhecimentos básicos sobre diversidade, gênero, sexualidade, LGBTQIfobia, entre outros temas não menos importantes, dentro do espaço-tempo que (con)vivemos. Está dividido em 5 partes: a) Apresentação, com o intuito de expor o panorama inicial do conteúdo dos módulos seguintes e justificar a elaboração do produto; b) Conceitos preliminares para compreender Sexualidade e Gênero para dar os primeiros passos na compreensão dos significados de diferença, diversidade, identidade, sexo, sexualidade, gênero; c) LGBTQI+ : Esse módulo apresenta basicamente o significado das letras na sigla LBBTQI+; d) LGBTQIFOBIA: apresenta as causas e Consequências na vida e no percurso escolar: O módulo com maior quantidade de informações, traz informações sobre o que é LGBTQIfobia, suas causas e suas consequências na vida social, cultural, educacional de quem sofre esse preconceito; e) IFC - Uma Instituição não-excludente: Aqui foi possível expor as ações institucionais para evitar (ou resolver) preconceitos de ordem sexual e/ou de gênero, explanando, principalmente sobre a Política de Inclusão e Diversidade do IFC. Justifica-se a aplicação na Educação Profissional e Tecnológica, pois essa tem como finalidade formar alunos com noções unificadas entre a educação propedêutica e profissional, de forma integrada, e que tem por propósito a “formação integrada, plena, vindo possibilitar ao educando a compreensão das partes no seu todo ou da unidade no diverso” (CIAVATTA, 2014, p 198), sendo esta é a concepção e a raiz da criação dos Institutos Federais de Educação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,42 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade sexual; gênero; LGBTfobia; inclusão; Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleDiversidade sexual e de gênero: construir conhecimentos para desconstruir preconceitospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós=Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
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