
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Neuma | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-07T23:39:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-07T23:39:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.rfbeditora.com/ebooks-2020/ebook-41 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643810 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Neste livro os leitores são convidados a percorrer o caminho da multidisciplinaridade que nos leva a um conhecimento que transcende as fronteiras porque reúne artigos com diferentes abordagens e formas de pensamento que nos permite ampliar a percepção de mundo. A obra Pesquisa em Temas Multidisciplinares oferece aos leitores um conjunto de reflexões em diferentes áreas das ciências humanas que inspira e instiga novas pesquisas. Os autores sinalizam a urgência de um pensamento integrado que contemple a formação pessoal, acadêmica e profissional considerando ações articuladas que pense a complexidade humana através do equilíbrio dentre as questões de saúde, ambientais, econômicas, sociais e culturais. O artigo “O digital nas instituições de ensino superior: um estudo de caso em Belém do Pará” traz um tema atual e necessário que é a discussão acerca das tecnologias digitais no ensino superior. Os autores investigaram a percepção dos professores e alunos de uma Instituição de Ensino Superior na aplicação e no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. No segundo artigo dessa seção temática é mostrada “A percepção dos discentes referente ao ensino híbrido no ensino superior: uma revisão de literatura” que converge com o capítulo anterior e estes complementam-se diante dessa necessidade da inserção de novas metodologias nesse processo de ensino e aprendizagem. Em seguida, o artigo “A importância da família como rede de apoio no processo de ensino-aprendizagem: uma visão psicopedagógica” destaca a relevância da construção emocional da criança e a responsabilidade da família em conjunto com a escola, convidando aos diversos profissionais que atuam nessa área a uma reflexão. Em continuidade a seção temática, o artigo “Equipe multiprofissional e cuidados paliativos: análise da intervenção do assistente social” nos leva a pensar na importância de uma relação harmoniosa em uma equipe multidisciplinar no intuito trazer mais benefícios ao sujeito que está no centro do processo de atendimento, o paciente. Na seção “Trajetória Pacajus-Fortaleza: uma análise do movimento pendular universitário” a pesquisa busca compreender as questões associadas aos deslocamentos cotidianos dos estudantes universitários entre o município e a capital do Estado. O “Panorama da educação ambiental no ensino fundamental II nas escolas públicas de Capanema, Pará” mediante entrevistas com gestores da educação em sete escolas públicas do município analisou o nível de conhecimento destes em relação a educação ambiental prevista na legislação e como esta é trabalhada na instituição de ensino. Portanto, o artigo “A educação especial na BNCC: fortalecimento ou enfraquecimento na formação e prática docente?” dar continuidade a seção anterior no que tange a preocupação com o currículo da educação básica. Neste caso mais especificamente há uma preocupação a respeito das ações pedagógicas em sala de aula com alunos com deficiência. Encerrando esse volume, a seção temática “Desafios dos profissionais de psicologia para a promoção de saúde mental na atenção primária de saúde” nos convida a refletir um tema que é transversal e perpassa por todas atividades apresentadas neste livro que é a saúde mental. Os profissionais enfrentam diversos problemas que dificultam sua atuação. Ao finalizar a leitura deste livro o leitor vai compreender que a construção do saber conjuga várias áreas do conhecimento e que esse tipo de abordagem multidisciplinar permite que as informações ganhem mais sentido, pois as problemáticas do cotidiano são complexas e necessitam de um olhar amplo. Boa leitura a todxs! Sintam-se instigados a abordar os assuntos apresentados neste volume sob outros pontos de vista. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | PESQUISAS EM TEMAS MULTIDISCIPLINARES - VOLUME 1 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons