UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONAL

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Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorBezerra, Rebeca-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-05T20:17:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-05T20:17:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.rfbeditora.com/ebooks-2020-
identificador: dc.identifier.otherUMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643756-
Resumo: dc.description.abstractCaro leitor! Este livro reúne um conjunto de artigos científicos que discutem temas socioambientais e educacionais, estão alinhados de maneira harmônica no debate em torno da degradação ambiental, Sustentabilidade, discussões sobre os efeitos da pandemia no meio ambiente e sobre maneiras de promoção de Educação Ambiental. A intensão desse copilado de trabalhos acadêmicos é trazer a reflexão para os leitores sobre a necessidade do convívio consciente com o meio ambiente. Adentrando na temática educacional, esse livro traz estudos que ajudarão futuros professores, professores e aspirantes da educação a enveredar por discussões em torno da didática imbricada com o meio ambiente. O primeiro artigo situa-se na abordagem da “Transdiscplinaridade e Interdisciplinaridade: Educação Ambiental e a Transposição do Rio são Francisco discutido no ambiente Escolar Municipal”, onde é realizado um debate sobre a problemática da Transposição do Rio São Francisco e os impactos socioambientais da obra no ambiente Escolar Municipal, com um levantamento prévio sobre noções de Educação Ambiental e conhecimento sobre a obra de integração das Bacias do São Francisco. O segundo artigo traz uma revisão bibliográfica sobre “Educação Ambiental no estado da Paraíba como ponte para Sustentabilidade Ecológica no bioma Caatinga”, expondo os transtornos ambientais sofridos pela Caatinga e trazendo à tona a Educação Ambiental como uma possível solução para sanar os impactos ambientais negativos da região por meio de uma reeducação ecológica das pessoas com metodologias reflexivas e participativas. No terceiro artigo é discutida a influência da Pandemia no meio ambiente, demonstrando aspectos climáticos, políticos e questionamentos sobre esse período ter propiciado uma melhoria nas condições naturais e um convívio mais harmônico entre seres humanos e natureza. Os demais artigos situados na “Parte II” trazem uma discussão sobre sistemas educacionais, o papel da Educação e sua relação indissociável com o meio ambiente. O primeiro situa-se em uma análise comparativa entre o sistema educacional Finlandês e o brasileiro. O segundo abrange a discussão sobre meio ambiente- projeto social – âmbito escolar. Diante dessa breve apresentação, convidamos todos(as) a participarem dessa imersão pelo mundo Socioambiental.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientapt_BR
Título: dc.titleUMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL E EDUCACIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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