Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Schiavi, Manoel Sampaio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Alexandre Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-02T22:22:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-02T22:22:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | MÚSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643675 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação profissional e tecnológica (EPT) tem a perspectiva de articulação entre as dimensões ciência, trabalho e cultura como uma possibilidade emancipatória de formação para a classe trabalhadora. O componente curricular Música apresenta-se como um saber em potencial na promoção de uma experiência sensível e participativa do aluno no âmbito da cultura. A presente pesquisa objetiva, por meio da abordagem qualitativa e participante de caráter exploratório, utilizar o método da pesquisa-ação para investigar quais os parâmetros teóricos metodológicos para o desenvolvimento de um portfólio de vivências musicais centrada no protagonismo e necessidades dos atores da pesquisa, nesse caso os alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Rondônia, campus Ariquemes. Também se pretende, no âmbito teórico, promover um debate sobre os sentidos da integração nos processos formativos da dimensão cultura dentro da concepção de formação humana no ensino médio integrado e suas relações com a educação musical. Durante a etapa da pesquisa-ação, construiu-se dados para análise e sistematização dos parâmetros teóricos metodológicos das atividades desenvolvidas em colaboração com os atores da pesquisa. Para a concepção do produto educacional foi reconstruído o percurso, os materiais e os resultados gerados e elaborado uma matriz de análise com os requisitos e parâmetros necessários para a construção do produto. Como resultado final desse trabalho, apresentamos o portfólio intitulado “Música na educação profissional: das práticas culturais às vivências sensíveis”, selecionando as atividades musicais atenta às necessidades desses atores dentro do contexto da EPT e que proporcionaram um engajamento significativo por parte dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.6MG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
Título: dc.title | Música na Educação Profissional: das práticas culturais às vivências sensíveis. (Portfólio de atividades musicais) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Teorias e Práticas do Ensino e da Aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons