Música na Educação Profissional: das práticas culturais às vivências sensíveis. (Portfólio de atividades musicais)

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSchiavi, Manoel Sampaio-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Alexandre Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-02T22:22:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-02T22:22:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-01-
identificador: dc.identifier.otherMÚSICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643675-
Resumo: dc.description.abstractA educação profissional e tecnológica (EPT) tem a perspectiva de articulação entre as dimensões ciência, trabalho e cultura como uma possibilidade emancipatória de formação para a classe trabalhadora. O componente curricular Música apresenta-se como um saber em potencial na promoção de uma experiência sensível e participativa do aluno no âmbito da cultura. A presente pesquisa objetiva, por meio da abordagem qualitativa e participante de caráter exploratório, utilizar o método da pesquisa-ação para investigar quais os parâmetros teóricos metodológicos para o desenvolvimento de um portfólio de vivências musicais centrada no protagonismo e necessidades dos atores da pesquisa, nesse caso os alunos do ensino médio integrado do Instituto Federal de Rondônia, campus Ariquemes. Também se pretende, no âmbito teórico, promover um debate sobre os sentidos da integração nos processos formativos da dimensão cultura dentro da concepção de formação humana no ensino médio integrado e suas relações com a educação musical. Durante a etapa da pesquisa-ação, construiu-se dados para análise e sistematização dos parâmetros teóricos metodológicos das atividades desenvolvidas em colaboração com os atores da pesquisa. Para a concepção do produto educacional foi reconstruído o percurso, os materiais e os resultados gerados e elaborado uma matriz de análise com os requisitos e parâmetros necessários para a construção do produto. Como resultado final desse trabalho, apresentamos o portfólio intitulado “Música na educação profissional: das práticas culturais às vivências sensíveis”, selecionando as atividades musicais atenta às necessidades desses atores dentro do contexto da EPT e que proporcionaram um engajamento significativo por parte dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10.6MGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Musicalpt_BR
Título: dc.titleMúsica na Educação Profissional: das práticas culturais às vivências sensíveis. (Portfólio de atividades musicais)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTeorias e Práticas do Ensino e da Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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