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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ana Maria Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-01T17:01:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-01T17:01:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643585 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa traz uma possibilidade metodológica para o ensino de Física, considerando as mudanças advindas com a reforma curricular do ensino médio e a consequente unificação do ensino de Física, Química e Biologia no itinerário formativo Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na fundamentação epistemológica e no produto educacional foram abordados princípios que norteiam a mediação pedagógica, as metodologias ativas e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), considerando a necessidade de percursos educativos que contemplem as demandas da educação básica e estabeleçam uma relação interdisciplinar e conectiva com o mundo do trabalho. O uso pedagógico das redes sociais, enquanto espaços não formais de aprendizagem, é o elemento central da pesquisa e objetivou investigar possibilidades de aplicação das plataformas digitais no contexto educacional. Quanto aos encaminhamentos metodológicos, a abordagem é predominantemente qualitativa, a partir de uma intervenção pedagógica, utilizando, para a coleta de dados, o questionário e a observação, e tendo, como participantes, estudantes de 3º ano do curso técnico em cozinha. O produto educacional é uma sequência didática, estruturada e experimentada em 45 horas/aulas, com a concepção de educação integrada em que a Física, como parte da formação geral, é constituinte relevante da educação profissional, aproximando o conhecimento científico do “saber fazer” do estudante, ressignificando sua prática e contribuindo para sua formação omnilateral. Os dados obtidos com o questionário e com a aplicação da sequência didática foram analisados sob o enfoque qualitativo e revelaram que a proposta metodológica possibilitou ações educativas mais efetivas e provocou mudanças nos participantes quanto à contextualização dos conteúdos científicos na prática laboral. O referido produto está disponibilizado em um Caderno de Apoio ao Professor, que apresenta um breve relato de sua experimentação, traz informações sobre as metodologias ativas e discute o potencial pedagógico das redes sociais. Espera-se que esta pesquisa e o produto educacional dela resultante sirvam de subsídio para outros trabalhos e para mediações pedagógicas direcionadas à formação integral do estudante, tendo o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4MG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas. Sequência didática. Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Título: dc.title | AS REDES SOCIAIS E A POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO CURSO TÉCNICO EM COZINHA (PROEJA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertacao Ana Oliveira.pdf | 4.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643585/2/Dissertacao Ana Oliveira.pdfDownload |
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