A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA PARA A PRÁXIS DOCENTE NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IF BAIANO, CAMPUS CATU

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Baianopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marta Verônica Correia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-12-01T16:39:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-12-01T16:39:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643583-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa, desenvolvida no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscou, como objetivo geral, compreender de que forma o exercício da construção de uma proposta de Prática Pedagógica Integradora (PPI), pensada a partir da Cartografia, pode contribuir para a práxis docente em torno da concepção de integração curricular no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (CTAIEM), no Campus do IF Baiano, Catu. Para tanto, foi adotado o método de abordagem dialético, cujos procedimentos foram organizados à luz da pesquisa colaborativa proposta por Ibiapina (2016) e Desgagné (2007), que envolveu um grupo de cinco professores, com os quais foram realizadas entrevistas, rodas de conversas e ações de planejamento pedagógico, mural on-line e drives. As informações obtidas com esses procedimentos foram averiguadas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para melhor compreensão dos dados, essas informações foram organizadas em eixos temáticos, a saber: atuação do professor; prática pedagógica; conteúdo; análise; e categorização. Quanto ao Produto Educacional, este consistiu na elaboração de um material textual, construído em colaboração com os professores participantes, intitulado Guia Didático – Construção de Práticas Integradoras: uma experimentação a partir da Cartografia, disponibilizado ao público nos formatos PDF e website. Para mediar o processo de planejamento e aplicação da proposta de Prática Integradora apresentada no Guia, também, foram produzidos o protótipo da maquete do IF Baiano, Campus Catu, um drive com bases cartográficas, imagens de satélite e mapas do relevo do campus. Esse Guia Didático foi submetido à avaliação de professores e pedagogos que atuam no mesmo curso, em diferentes campi do IF Baiano, que ocorreu de forma remota por meio de formulário on-line. Em síntese, os resultados indicam que houve uma boa receptividade do produto no contexto em que foi aplicado, por isso pode-se entender que esta pesquisa promoveu contribuições positivas sob diferentes aspectos, que se desdobram em possibilidades de ações de planejamento e de construção coletiva do currículo integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado, Cartografia, integração curricular, Prática Pedagógica Integradora, maquetept_BR
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA PARA A PRÁXIS DOCENTE NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IF BAIANO, CAMPUS CATUpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons