Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Baiano | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Marta Verônica Correia de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-12-01T16:39:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-12-01T16:39:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643583 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa, desenvolvida no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscou, como objetivo geral, compreender de que forma o exercício da construção de uma proposta de Prática Pedagógica Integradora (PPI), pensada a partir da Cartografia, pode contribuir para a práxis docente em torno da concepção de integração curricular no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio (CTAIEM), no Campus do IF Baiano, Catu. Para tanto, foi adotado o método de abordagem dialético, cujos procedimentos foram organizados à luz da pesquisa colaborativa proposta por Ibiapina (2016) e Desgagné (2007), que envolveu um grupo de cinco professores, com os quais foram realizadas entrevistas, rodas de conversas e ações de planejamento pedagógico, mural on-line e drives. As informações obtidas com esses procedimentos foram averiguadas com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Para melhor compreensão dos dados, essas informações foram organizadas em eixos temáticos, a saber: atuação do professor; prática pedagógica; conteúdo; análise; e categorização. Quanto ao Produto Educacional, este consistiu na elaboração de um material textual, construído em colaboração com os professores participantes, intitulado Guia Didático – Construção de Práticas Integradoras: uma experimentação a partir da Cartografia, disponibilizado ao público nos formatos PDF e website. Para mediar o processo de planejamento e aplicação da proposta de Prática Integradora apresentada no Guia, também, foram produzidos o protótipo da maquete do IF Baiano, Campus Catu, um drive com bases cartográficas, imagens de satélite e mapas do relevo do campus. Esse Guia Didático foi submetido à avaliação de professores e pedagogos que atuam no mesmo curso, em diferentes campi do IF Baiano, que ocorreu de forma remota por meio de formulário on-line. Em síntese, os resultados indicam que houve uma boa receptividade do produto no contexto em que foi aplicado, por isso pode-se entender que esta pesquisa promoveu contribuições positivas sob diferentes aspectos, que se desdobram em possibilidades de ações de planejamento e de construção coletiva do currículo integrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado, Cartografia, integração curricular, Prática Pedagógica Integradora, maquete | pt_BR |
Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES DA CARTOGRAFIA PARA A PRÁXIS DOCENTE NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA – IF BAIANO, CAMPUS CATU | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Marta - Dissertação completa 30.11.2021.pdf | 25.47 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643583/2/Marta - Dissertação completa 30.11.2021.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons