PONTEIROS DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorEliana Dias Ferreira Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-30T11:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-30T11:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherElianaDFOliveira_DissertProfHistoria2020_PonteirosDaMemoriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643536-
Resumo: dc.description.abstractO produto/processo desenvolvido trata-se de um jogo de tabuleiro, com interface digital interativa (QR Codes), cujo objeto de pesquisa é o Largo da Gente Sergipana, em Aracaju/SE e seus sujeitos de pesquisa a estatuária representativa das manifestações culturais imateriais sergipanas, sendo elas: Lambe-sujo e Caboclinhos, Batalhão de Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieiras e São Gonçalo. Além da relação desse espaço patrimonializado, o Museu da Gente Sergipana e o rio Sergipe trazem a proposta de um Ensino de História focado na Educação Patrimonial e Ambiental. Como objetivo geral, busca se promover um Ensino de História capaz de fomentar a compreensão da diversidade identitária presente nos monumentos culturais sergipanos, através de um jogo pedagógico. Os objetivos específicos compreendem: 1. Contribuir para o Ensino de História de forma lúdica, possibilitando o acesso dos professores à um material de aplicação dinâmica, com fundamentação teórica e metodológica aplicáveis; 2. Inspirar formas de ensino e aprendizagem por meio de monumentos culturais urbanos, de patrimônio imaterial e do uso dos elementos culturais associadas à inovação; 3. Sensibilizar professores e alunos para a diversidade cultural na História do Brasil, assim como para suas ressignificações, problematizações e pensamento crítico por meio de um jogo. São indagações que norteiam esse trabalho: A pesquisa, no que diz respeito ao processo de coleta de informações para construção e validação do jogo, utiliza o método qualitativo de pesquisa a partir da seleção de referências bibliográficas, jornais, artigos, dissertações e teses sobre a multiplicidade de olhares que o tema envolve. Os procedimentos de elaboração do jogo envolvem uma busca de anterioridade em bases de registro de patente e marca, elaboração do design de peças e tutorial, uso de materiais recicláveis, bem como aplicação teste com professores e alunos, ensejando também uma metodologia experimental de qual se poderá aferir a viabilidade do jogo e sua eficácia na construção do conhecimento histórico coletivo, permitindo os ajustes necessários. Autores como Sandra Pelegrini (2007/2009), Moacir Gadotti (2005), Pierre Nora (1993), Marcia D’Alessio (1993), Huizinga (2000), Paulo Freire (1996), dentre outros, compõem o campo teórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent132Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectJogo no Ensino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonial e Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLargo da Gente Sergipanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Título: dc.titlePONTEIROS DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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