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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Eliana Dias Ferreira Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-30T11:55:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-30T11:55:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ElianaDFOliveira_DissertProfHistoria2020_PonteirosDaMemoria | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643536 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto/processo desenvolvido trata-se de um jogo de tabuleiro, com interface digital interativa (QR Codes), cujo objeto de pesquisa é o Largo da Gente Sergipana, em Aracaju/SE e seus sujeitos de pesquisa a estatuária representativa das manifestações culturais imateriais sergipanas, sendo elas: Lambe-sujo e Caboclinhos, Batalhão de Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Barco de Fogo, Reisado, Chegança, Taieiras e São Gonçalo. Além da relação desse espaço patrimonializado, o Museu da Gente Sergipana e o rio Sergipe trazem a proposta de um Ensino de História focado na Educação Patrimonial e Ambiental. Como objetivo geral, busca se promover um Ensino de História capaz de fomentar a compreensão da diversidade identitária presente nos monumentos culturais sergipanos, através de um jogo pedagógico. Os objetivos específicos compreendem: 1. Contribuir para o Ensino de História de forma lúdica, possibilitando o acesso dos professores à um material de aplicação dinâmica, com fundamentação teórica e metodológica aplicáveis; 2. Inspirar formas de ensino e aprendizagem por meio de monumentos culturais urbanos, de patrimônio imaterial e do uso dos elementos culturais associadas à inovação; 3. Sensibilizar professores e alunos para a diversidade cultural na História do Brasil, assim como para suas ressignificações, problematizações e pensamento crítico por meio de um jogo. São indagações que norteiam esse trabalho: A pesquisa, no que diz respeito ao processo de coleta de informações para construção e validação do jogo, utiliza o método qualitativo de pesquisa a partir da seleção de referências bibliográficas, jornais, artigos, dissertações e teses sobre a multiplicidade de olhares que o tema envolve. Os procedimentos de elaboração do jogo envolvem uma busca de anterioridade em bases de registro de patente e marca, elaboração do design de peças e tutorial, uso de materiais recicláveis, bem como aplicação teste com professores e alunos, ensejando também uma metodologia experimental de qual se poderá aferir a viabilidade do jogo e sua eficácia na construção do conhecimento histórico coletivo, permitindo os ajustes necessários. Autores como Sandra Pelegrini (2007/2009), Moacir Gadotti (2005), Pierre Nora (1993), Marcia D’Alessio (1993), Huizinga (2000), Paulo Freire (1996), dentre outros, compõem o campo teórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 132Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo no Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial e Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Largo da Gente Sergipana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | PONTEIROS DA MEMÓRIA: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SERGIPE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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