Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PEREIRA, LAILA CAROLINE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARIMAR DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-11-26T20:43:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-11-26T20:43:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | GÊNERO E TRABALHO: ‘DO EU AO NÓS’ UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA EMPODERAMENTO FEMININO COMO PRÁTICA COLETIVA | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643396 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, intitulado ‘Gênero e Trabalho: ‘do eu ao nós’ uma abordagem pedagógica para empoderamento feminino como prática coletiva’, foi elaborado e aplicado como requisito para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (PROFEPT), do Instituto Federal de Santa Catarina, e está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O presente produto educacional foi implementado em uma empresa corporativa de Santa Catarina com mulheres trabalhadoras e teve por objetivo contribuir para que elas refletissem sobre a condição de gênero na vida profissional e o empoderamento feminino para a equidade de gênero no ambiente de trabalho e, consequentemente, na sociedade. Para tanto, propusemos este produto educacional, de tipologia sequência didática, no formato de três oficinas temático-reflexivas. As oficinas foram implementadas com o apoio de planos de aula sequenciais, cujas atividades de aprendizagem guiaram as participantes a refletirem, em diferentes níveis de reflexão através de perguntas norteadoras, sobre: ‘Quem sou eu mulher?’ ‘Como a empresa me vê como mulher?’ e ‘O que podemos fazer para fomentar a equidade de gênero e empoderamento feminino na empresa em que atuamos?’. O resultado da implementação do produto educacional demonstrou que o desenho proposto para as oficinas criou um contexto propício para as trabalhadoras não apenas refletirem sobre a origem das situações relacionadas a estereótipos e papéis de gênero, mas também sobre a importância do empoderamento feminino no contexto de trabalho. Além disso, ao longo do processo, as trabalhadoras reelaboram sua compreensão sobre o papel de gênero e empoderamento feminino e propuseram ações de transformação, visando à superação de desigualdades no seu contexto do trabalho. ISBN - 978-65-88663-43-1 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empoderamento Feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresa Coorporativa | - |
Título: dc.title | GÊNERO E TRABALHO: ‘DO EU AO NÓS’ UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA EMPODERAMENTO FEMININO COMO PRÁTICA COLETIVA | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Laila com ISBN.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/643396/5/Laila com ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons