GÊNERO E TRABALHO: ‘DO EU AO NÓS’ UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA EMPODERAMENTO FEMININO COMO PRÁTICA COLETIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federai de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, LAILA CAROLINE-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MARIMAR DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-11-26T20:43:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-11-26T20:43:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-26-
identificador: dc.identifier.otherGÊNERO E TRABALHO: ‘DO EU AO NÓS’ UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA EMPODERAMENTO FEMININO COMO PRÁTICA COLETIVA-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/643396-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, intitulado ‘Gênero e Trabalho: ‘do eu ao nós’ uma abordagem pedagógica para empoderamento feminino como prática coletiva’, foi elaborado e aplicado como requisito para conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede (PROFEPT), do Instituto Federal de Santa Catarina, e está vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. O presente produto educacional foi implementado em uma empresa corporativa de Santa Catarina com mulheres trabalhadoras e teve por objetivo contribuir para que elas refletissem sobre a condição de gênero na vida profissional e o empoderamento feminino para a equidade de gênero no ambiente de trabalho e, consequentemente, na sociedade. Para tanto, propusemos este produto educacional, de tipologia sequência didática, no formato de três oficinas temático-reflexivas. As oficinas foram implementadas com o apoio de planos de aula sequenciais, cujas atividades de aprendizagem guiaram as participantes a refletirem, em diferentes níveis de reflexão através de perguntas norteadoras, sobre: ‘Quem sou eu mulher?’ ‘Como a empresa me vê como mulher?’ e ‘O que podemos fazer para fomentar a equidade de gênero e empoderamento feminino na empresa em que atuamos?’. O resultado da implementação do produto educacional demonstrou que o desenho proposto para as oficinas criou um contexto propício para as trabalhadoras não apenas refletirem sobre a origem das situações relacionadas a estereótipos e papéis de gênero, mas também sobre a importância do empoderamento feminino no contexto de trabalho. Além disso, ao longo do processo, as trabalhadoras reelaboram sua compreensão sobre o papel de gênero e empoderamento feminino e propuseram ações de transformação, visando à superação de desigualdades no seu contexto do trabalho. ISBN - 978-65-88663-43-1 -
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEmpoderamento Feminino-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa Coorporativa-
Título: dc.titleGÊNERO E TRABALHO: ‘DO EU AO NÓS’ UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA EMPODERAMENTO FEMININO COMO PRÁTICA COLETIVA-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons